Domingo, Agosto 14, 2022
21.7 C
Braga
InícioRegiãoVila Nova de FamalicãoFamalicão dá passo significativo na criação da nova rede intermunicipal de transportes...

Famalicão dá passo significativo na criação da nova rede intermunicipal de transportes públicos

© CM Famalicão

Está dado mais um passo para uma nova realidade de transportes públicos em Vila Nova de Famalicão. A proposta para a celebração de contrato interadministrativo de colaboração e coordenação de competências entre o Município de Vila Nova de Famalicão, Santo Tirso e Trofa, respeitante ao Serviço Público de Transporte Rodoviário de Passageiros, assim como a abertura do procedimento pré-contratual para aquisição de prestação de serviço público de transporte de passageiros, foram aprovados na reunião de Câmara desta quinta-feira.

Ao todo, os três municípios vão investir quase 80 milhões de euros até 2029, cabendo a Vila Nova de Famalicão o maior esforço (55 milhões), pelo facto do seu território abranger dois terços desta rede. Assim, o município famalicense assumirá a liderança na condução do projeto denominado de Mobi.Ave.

“Temos que ter transportes públicos de qualidade porque são importantes para a nossa qualidade de vida e para a defesa ambiental” refere o presidente da Câmara Municipal, Mário Passos. “Ao possibilitar a existência de uma rede de transportes acessível, esperamos colmatar um défice existente e sensibilizar as pessoas a mudar as suas rotinas, privilegiando o uso do transporte público nas suas deslocações”, reforçou.

O autarca reitera que “vamos reclamar, junto do Governo, os mesmos direitos que tem a Área Metropolitana de Lisboa e do Porto, para que nos ajude a colmatar a dimensão orçamental que está associada a estes transportes”. Com esta rede, Famalicão aproxima-se da Área Metropolitana do Porto no que diz respeito aos transportes e espera, um dia, ver o território incluído no passe “Andante”, que traz benefícios alargados para os cidadãos.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS