A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão está a concluir o processo de remoção de amianto nas escolas do concelho. Depois de terminada a intervenção na Escola Básica Dr. Nuno Simões, a Autarquia avança em junho para a retirada de amianto das escolas básicas Júlio Brandão e D. Maria II. Os três projetos foram aprovados pelo Norte 2020 e contam com financiamento através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
No total, as intervenções implicaram um investimento de cerca de 410 mil euros e tiveram uma comparticipação de 345 mil euros.
A Autarquia tinha já assumido a remoção de fibrocimento na Escola Básica Conde de Arnoso, investindo mais de 210 mil euros. Também a Escola Básica de Ribeirão ficará livre de amianto depois das obras de requalificação e ampliação do edifício.
As intervenções contemplam a remoção dos painéis da cobertura dos edifícios, que contêm fibrocimento, sendo aplicados novos painéis sandwich com isolamento térmico.
Para o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, trata-se de “um investimento essencial na salvaguarda das condições de segurança e saúde nas escolas, melhorando-se também o conforto térmico dos equipamentos escolares”.