Quinta-feira, Maio 26, 2022
18.6 C
Braga
InícioRegiãoVila Nova de FamalicãoFamalicão assinalou comemorações dos 400 anos do nascimento de Molière em Portugal

Famalicão assinalou comemorações dos 400 anos do nascimento de Molière em Portugal

© CM Famalicão

Famalicão foi o palco, em Portugal, das comemorações dos 400 anos do nascimento de Molière, efeméride que mobilizou centenas de pessoas da comunidade artística e escolar famalicense. Através da Casa das Artes e do pelouro da Cultura, Famalicão assegurou a realização do programa que decorreu entre 5 e 7 de maio, com particular ênfase no trabalho em palco de alunos do 3.º ciclo, que se apresentaram no renovado Teatro Narciso Ferreira no passado dia 7 de maio, sob o olhar atento do Presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, que assistiu às três peças baseadas em textos de Molière.

Ao longo dos três dias das comemorações, houve uma série de iniciativas promovidas através da Embaixada de França/Instituto Francês de Portugal, da Alliance Française Guimarães-Braga, da rede de distribuição E.Leclerc e do Festival Culturissimo. As comemorações, em Famalicão, arrancaram com a estreia de «As Artimanhas de Scapin», numa coprodução da ACE Famalicão, Casa das Artes de Famalicão apresentada a 5 e 6 de maio, no teatro municipal.

Já o recém-aberto Teatro Narciso Ferreira, em Riba de Ave, acolheu o Festival de Teatro Escolar protagonizado por alunos dos agrupamentos de escolas de Gondifelos, D. Sancho I e Padre Benjamim Salgado, que apresentaram em palco, em língua francesa, e sob orientação dos seus professores de francês, as peças «Le Bourgeois Gentilhomme», «L’Ecole des Femmes ou L’Oiseau en Cage» e «Les Femmes Savantes ou Debout les Carottes», naquele que foi o culminar de meses de trabalho em contexto escolar.

“Já tinha visitado o Teatro Narciso Ferreira, mas esta foi a minha estreia como espetador”, comenta Mário Passos, que sublinhou a sua enorme satisfação em ver “a envolvência direta de alunos e professores dos agrupamentos de escolas famalicenses nesta efeméride, que coloca, uma vez mais, Famalicão como um dos palcos de projetos culturais de relevo internacional”.

O encerramento das comemorações dos 400 anos do nascimento de uma das mais emblemáticas figuras do teatro em França e no mundo, aconteceu no passado sábado, 7, à noite, com a leitura de excertos da peça «Le Tartuffe» (O Impostor), pelo ator Eric Génovèse, da Comédie Française, no grande auditório da Casa das Artes. O prestigiado ator francês, que em 2023 completa 30 anos de carreira, atuou a convite do Festival Culturissimo, e na tarde do mesmo dia, realizou uma masterclass com os alunos do curso de teatro da ACE Escola de Artes Famalicão, afirmando ter ficado surpreendido com a envolvência que a iniciativa registou na comunidade escolar.

Depois da leitura por Eric Génovèse, foi revelado o nome do agrupamento vencedor do Festival de Teatro Escolar, o Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado, cujo prémio é uma viagem a Bordéus (França), patrocinada pelo hipermercado E.Leclerc de Famalicão. Também foi entregue o prémio de participação a todos os alunos envolvidos no projeto, constituído por dois livros em francês oferecidos pelo mesmo hipermercado e pelo Festival Culturissimo. Estas lembranças foram entregues pela mão das entidades oficiais presentes, nomeadamente, os vereadores da Educação e da Cultura do Município de Famalicão, Augusto Lima e Pedro Oliveira, a adida de Cooperação Educativa e Linguística da Embaixada de França em Portugal, Clarisse Boudard, e a administradora do E.Leclerc Famalicão, Bernadette Martins.

Refira-se que na sessão de encerramento das comemorações em Famalicão também esteve presente o presidente da Câmara de Comércio Luso Francesa, Fabrice Lachize, a responsável pelo Festival Culturissimo, Marie Jose Cegarra, e o assessor de cooperação educativa e linguística da Embaixada de França em Portugal/Instituto Francês, Sofiane Farhra.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS