Sábado, Maio 21, 2022
22.9 C
Braga
InícioRegiãoVila Nova de FamalicãoFamalicão abre candidaturas para a 8.ª edição do Ymotion

Famalicão abre candidaturas para a 8.ª edição do Ymotion

© CM Famalicão

A 8.ª edição do Festival de Cinema Jovem de Famalicão, Ymotion, decorre entre maio e novembro de 2022, na Casa da Juventude, no Centro de Estudos Camilianos, na Fundação Castro Alves, entre outros espaços do concelho. O destaque vai para a competição de curtas-metragens, cuja submissão de candidaturas poderá ser feita a partir do dia 7 de maio.

Tratando-se de um evento que serve de alavanca para o trabalho de jovens cineastas dos 12 aos 35 anos de idade, em 2022, a edição do Ymotion ganha uma outra importância, dado celebrar-se o Ano Europeu da Juventude.

Com prémios nas categorias «Grande Prémio Joaquim de Almeida», «Escolas Secundárias», «Melhor Documentário», «Melhor Curta de Animação», «Melhor Representação», «Melhor Argumento», «Melhor Direção de Fotografia» e «Prémio do Público» que vão desde os 250 aos 2500 euros, para além da vertente competitiva, o festival inclui iniciativas como: workshops, masterclasses, mostras de cinema, retrospetivas, homenagens, exposições e performances artísticas.

O Ymotion é um festival organizado pelo Município de Vila Nova de Famalicão desde 2015, que se tem vindo a afirmar-se no circuito de mostras e festivais de cinema do país. Conta com o apoio e mentoria de profissionais reconhecidos da área do cinema e audiovisual, tendo marcado presença no festival personalidades como: Maria João Bastos, Rita Blanco, Soraia Chaves, Lúcia Moniz, Ricardo Pereira, Nuno Markl, Mário Augusto, Dalila Carmo, entre outras.

Recorde-se que a edição de 2022 do Ymotion já deu os primeiros passos com o ciclo de «Projeções e Conversas com Jovens Cineastas» que decorreu de 27 de janeiro a 10 de março, com seis sessões que compreenderam o visionamento de filmes premiados na 7.ª edição do festival (2021), seguido de discussão com a presença dos realizadores e jovens estudantes nas áreas do cinema, audiovisual e multimédia, em escolas secundárias e instituições de ensino superior de Famalicão, Porto e Santo Tirso.

Para mais informações sobre o Ymotion e a submissão de candidaturas ao concurso de curtas-metragens, consulte aqui.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS