Sexta-feira, Agosto 12, 2022
18.8 C
Braga
InícioRegiãoFafeFafe assinala abertura da época balnear na Praia Fluvial da Albufeira da...

Fafe assinala abertura da época balnear na Praia Fluvial da Albufeira da Queimadela

© CM Fafe

A Câmara Municipal de Fafe assinalou ontem, simbolicamente, a abertura da época balnear na Praia Fluvial da Albufeira de Queimadela. A iniciativa contou com a presença de Raúl Cunha, vereador do Ambiente, e Paula Nogueira, vereadora do Turismo.

Com uma área de 11 hectares, a Albufeira da Queimadela garante uma experiência turística de excelência, onde se destaca a praia fluvial detentora de Bandeira Azul e da Bandeira “Qualidade de Ouro”, que atestam a qualidade da sua água, e do símbolo de “Praia Acessível – Praia para Todos”.

O vereador do Ambiente salientou a diversidade de valências passível de ser encontrada na praia fluvial, ressaltando o esforço feito ao nível de medidas como ordenamento da zona de estacionamento, delimitação de zonas proibidas, atualização de sinalética ou a criação de uma nova dinâmica na área da pesca desportiva. “Pretendemos oferecer a quem visita a praia um espaço ordenado, tranquilo, limpo e agradável, que garanta uma experiência de comunhão com a natureza”. “A praia fluvial e a zona da Barragem da Queimadela permitem que ofereçamos um pacote atrativo, incluindo património único, sendo que contribuirá para isso em larga medida o projeto de recuperação das linhas de água que, uma vez concretizado, alterará a forma de utilização deste espaço, rematou.

Por sua vez, a vereadora do Turismo reforçou o “espaço de biodiversidade que aqui se encontra e que deve ser cuidado para que possa ser desfrutado por todos. Há a necessidade de tornar cada visitante um vigilante ativo e dar continuidade a este esforço de proteção. O tempo é da natureza, cabendo-nos, por isso, preservar esta nossa preciosidade, para que possa ser vivida por todos. Temos de ter a capacidade de saber gerir a sobre-utilização deste espaço”. “Importa ainda ressaltar este local como parte integrante de um roteiro de arte e que permite apreciar o mural desenvolvido pelo artista brasileiro, Eder Grassi, e a escultura “Rosa dos Ventos”, criada pelo escultor alemão, artista de renome internacional,Volker Schnüttgen, continua. “É nosso objetivo colocar a Barragem da Queimadela num novo circuito e no mapa turístico europeu”, conclui Paula Nogueira.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS