Segunda-feira, Agosto 15, 2022
17.3 C
Braga
InícioRegiãoFafeQuercus atribui “Qualidade de Ouro” à Praia Fluvial Albufeira da Queimadela em Fafe

Quercus atribui “Qualidade de Ouro” à Praia Fluvial Albufeira da Queimadela em Fafe

CM Fafe

No arranque da época balnear, a Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza acaba de atribuir à Praia Fluvial da Albufeira da Queimadela, em Fafe, o galardão de “Qualidade de Ouro”, distinção que avalia a qualidade das águas balneares nacionais.

A Praia Fluvial da Albufeira da Queimadela recebeu há um mês, pela segunda vez consecutiva, a Bandeira Azul, símbolo que atesta a sua qualidade e distingue o esforço pelo desenvolvimento sustentável e consequente respeito pelo ambiente. A praia fluvial da Barragem da Queimadela detém igualmente a bandeira de “Praia Acessível – Praia para Todos”, um programa que promove o cumprimento da legislação sobre acessibilidade em vigor nas praias portuguesas.

De acordo com os critérios definidos em 2022, para receber a bandeira de “Praia com Qualidade de Ouro”, a água balnear tem de ter registado qualidade de água excelente nas últimas quatro épocas balneares (de 2017 a 2021); todas as análises realizadas em 2021 deverão ter apresentado resultados melhores que os valores definidos para o percentil 95 do anexo I da Diretiva relativa às àguas balneares; e na última época balnear, não pode ter ocorrido qualquer tipo de ocorrência/aviso de desaconselhamento da prática balnear, proibição da prática balnear e/ou interdição temporária da praia.

Raúl Cunha, vereador do Ambiente do Município de Fafe, refere que “a Albufeira da Barragem da Queimadela é um espaço frequentado por milhares de pessoas que aqui encontram uma experiência turística de excelência, e que vê agora enaltecida e atestada a qualidade da sua água através da atribuição deste galardão «Qualidade de Ouro»Convido por isso todos os interessados a virem visitar e usufruir deste fantástico local do nosso conselho”.

No total, foram distinguidas um total de 440 praias, destacando-se o aumento acentuado das praias interiores com Qualidade de Ouro, 72 no total, um número inédito.

Praia Fluvial da Albufeira da Queimadela

Com uma área de 11 hectares, a Albufeira da Barragem da Queimadela garante uma experiência turística de excelência, oferecendo uma praia fluvial, um passadiço ao longo das suas margens, parques de merendas e condições para a prática de desportos náuticos não poluentes. Disponibiliza ainda percursos pedestres de pequena rota e uma Zona de Concessão de Pesca Desportiva. Para todos aqueles que gostam de acampar e descansar num local seguro e agradável, existe na envolvência da albufeira um Parque de Campismo e Caravanismo.

Nesta praia fluvial, está disponível uma cadeira anfíbia que permite que pessoas com mobilidade condicionada possam entrar na água, ir a banhos e fazê-lo de uma forma segura, com o apoio dos nadadores salvadores, usufruindo, assim, de um espaço que é de todos. A par disso, estão disponíveis vestiários, duches, um bar de apoio, zonas sombreadas e um conjunto de atividades lúdicas acessíveis.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS