A Expo Animal regressa ao Forum Braga nos dias 16 e 17 de novembro, prometendo um fim de semana repleto de atividades dedicadas aos apaixonados por animais.
O evento contará com a 17.ª Exposição Canina Nacional de Braga, a realizar-se no sábado, dia 16, e a 14.ª Exposição Canina Internacional de Braga, no domingo, dia 17.
Além disso, durante o fim de semana, decorrem as 313.ª e 314.ª Exposições Internacionais de Gatos, organizadas pelo Clube Português de Felinicultura.
A Expo Animal oferece uma vasta programação que inclui espetáculos educacionais, demonstrações de segurança, workshops, e, claro, os aguardados julgamentos de cães e gatos.
Para Carlos Silva, administrador da InvestBraga, “este evento, ano após ano, reforça o seu papel como ponto de encontro de referência para todos os amantes de animais. Em 2024, estamos entusiasmados por apresentar uma programação ainda mais abrangente, com atividades para todas as idades e uma seleção de expositores que refletem a inovação e dedicação ao bem-estar animal”.
A Expo Animal abre as suas portas às 10:00 de sábado, com início imediato dos julgamentos de cães e gatos, que decorrerão nos dois pisos do pavilhão. Os visitantes poderão também assistir a um espetáculo educacional com aves exóticas, promovido pelo AquaShow, e um workshop sobre boas práticas em parques caninos, conduzido pela Associação Apetcão.
A grande novidade deste ano é a estreia da Cãominhada, que terá lugar no sábado à tarde, das 14:00 às 15:30, com partida do INL e chegada ao Forum Braga. Esta iniciativa promove a interação entre tutores e os seus companheiros de quatro patas. As inscrições podem ser feitas aqui.
A tarde de sábado contará ainda com demonstrações de segurança do Grupo Operacional Cinotécnico da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais. A programação continua com julgamentos adicionais de cães e gatos em diversas categorias, além de um segundo espetáculo educacional com aves exóticas do AquaShow.
No domingo, as atividades retomam com novos julgamentos, mais espetáculos didáticos, e, pelas 11:00, uma largada de pombos pela Associação Columbófila de Braga, na praça do Forum Braga. Workshops serão novamente uma atração, abordando temas como a gestão de vários cães em casa e os cuidados a ter com cães seniores, ambos promovidos pela Associação Apetcão.
O ponto alto do evento será o Grande Prémio B.I.S. – Best in Show, realizado em ambos os dias ao final da tarde, onde serão coroados os melhores exemplares caninos e felinos. A Expo Animal 2024 encerrará em ambos os dias às 19:00.
As inscrições para as competições estão abertas até ao primeiro prazo, a 23 de outubro, com o segundo e último prazo até ao dia 6 de novembro.
A Expo Animal 2024 contará com mais de 50 expositores, representando uma ampla gama de setores relacionados com o bem-estar animal. Entre eles, encontram-se empresas especializadas em acessórios e têxteis para animais, nutrição e bem-estar, serviços de ATL e hotéis para animais, soluções tecnológicas para o cuidado animal, produtos de higiene e até funerárias. Os visitantes poderão explorar produtos como camas sustentáveis, roupas personalizadas para animais, brinquedos naturais, bem como serviços de hotelaria, treino comportamental e plataformas digitais de pet sitting.
O evento contará também com uma grande variedade de animais exóticos, incluindo araras, cacatuas, papagaios, bufos, corujas, cobras píton, lagartos, tarântulas, escorpiões, tartarugas e camaleões.
O evento é organizado pelo Forum Braga, InvestBraga e o Município de Braga, com o apoio do CPC – Clube Português de Canicultura e do CPF – Clube Português de Felinicultura.