
A Expo Animal terminou este domingo. De casa cheia, o Altice Forum Braga foi palco das competições caninas e felinas internacionais, show de aves, répteis e peixes.
Mais de 200 gatos e mais de 1000 cães participaram nos concursos internacionais deste domingo, atraindo cerca de 350 cuidadores portugueses, ingleses e espanhóis, incluindo aqueles que levaram um animal pela primeira vez. O espaço de exposições de Braga inundou-se de famílias (incluindo os animais de estimação), que apreciaram as competições, interagiram com os animais e aprenderam um pouco mais sobre as espécies.
José Olímpio, diretor operacional de Feiras, Congressos e Eventos, salienta a importância dos fatores decisivos para o seu sucesso do evento. “Em primeiro lugar, o crescente número de exemplares inscritos, bastante acima da média nacional, que bem demonstra a relevância, cada vez mais crucial, da Exposição Canina de Braga no contexto nacional e internacional. Por outro lado, a elevada afluência de público às exposições nos dois dias, motivada também pelas demonstrações de carácter lúdico-pedagógico promovidas pela organização”, referiu.
Salvador Janeiro, diretor técnico da Expo Animal, agradeceu a grande participação do público, advindo um pouco de toda a região. “Esta é, talvez a nível nacional, a canicultura com mais visitantes”, salientou.
O domingo foi marcado pela 16.ª Exposição Canina Internacional, aberta aos exemplares de todas as raças e variedades oficialmente reconhecidas.
O grande vencedor do dia (Best in Show – B.I.S.) foi o Caniche Gigante Preto, de nome Daniarte Tease the Big Waves – um cão português, da criadora Daniela Duarte. O exemplar de expressão única e boas proporções e angulações tinha já sido a escolha das competições nacionais de sábado.
Esta competição elegeu, durante a tarde, os melhores Jovem Promessa; Bebé; Cachorro; Par; Grupo de Criador; Veterano; Reprodutor; Exemplar de cada Grupo em competição e Melhor Exemplar de Raças Portuguesas. Realizou-se ainda a Exposição Especializada de Cães de Companhia, a competição Monográfica do Cão São Bernardo e atribuiu-se o Troféu Jovem Apresentador, para jovens cuidadores menores de 18 anos.
Os melhores classificados avançaram para as finais da tarde, onde tiveram a oportunidade de brilhar no ringue principal, na disputa pelos Grandes Prémios B.I.S.
O Clube Português de Felinicultura (CPF) promoveu também a competição de gatos durante os dois dias do fim de semana. Os gatos foram divididos em quatro grandes categorias de grupos de raças, distribuídos por jovens, juniores, adultos, fêmeas e machos. Foram eleitos 24 grandes vencedores no final.
João da Silva, presidente do CPF, explicou que “estiveram os gatos a ser julgados pelos juízes, de acordo com os seus standards e a serem selecionados os melhores exemplares”.
“Esta exposição, aqui no Altice Forum Braga, é uma das mais importantes do calendário internacional. É muito importante para obter pontos para assim conseguirem os seus grandes campeões”, acrescentou o presidente do CPF.
O Clube Português de Felinicultura tem como principal objetivo divulgar as raças de gatos e é responsável pelos pedigrees e a proteção do livro de origens portuguesas.
Durante o fim de semana, os visitantes foram acompanhados dos seus melhores amigos. Vários cães de raças diversas conheceram a feira e assistiram às competições.
Henrique Martins, diretor comercial de Feiras, Congressos e Eventos, expressou a sua satisfação com o sucesso da Expo Animal, afirmando que o evento foi mais do que uma simples feira. “A Expo Animal foi uma celebração da diversidade e paixão pelo reino animal, juntamente com todas as atividades paralelas que a tornaram num local aprazível para todos que a visitaram. Todos os participantes, expositores e famílias tornaram a Expo Animal numa feira de sucesso. Esperamos que tenham aproveitado ao máximo as experiências e oportunidades oferecidas durante estes dois dias”, afirmou.
As corujas, mochos, bufos, araras e águias fizeram as delícias do público. Nos stands das aves foi possível aprender um pouco mais sobre cada espécie. As corujas mostraram-se as preferidas das crianças, que as puderam segurar e acarinhar.
Já os répteis, como cobras, camaleões e lagartos, prendiam a atenção. Os mais corajosos, pequenos e graúdos, tocavam nos animais de sangue frio, tendo alguns se atrevido a colocá-los ao pescoço.
Também pequenas víboras, tarântulas, escorpiões e insetos atraíram a curiosidade das multidões. Famílias fizeram fila para apreciar cada detalhe dos animais exóticos.
Os aquários foram uma estreia na Expo Animal. Carpas Koi com 30 centímetros, coridoras, ancistrus e caracóis geraram grande interesse do público. Os expositores partilharam quais os cuidados a ter para uma vida longa dos animais.
A demonstração dos cães de segurança foi um dos pontos altos do dia. O Grupo Operacional Cinotécnico (GOC) da Direção-Geral Reinserção e Serviços Prisionais fez uma demonstração que incluiu exercícios de respeito e uma performance de imobilização de um indivíduo violento, tendo preenchido as bancadas do pavilhão.
A APETCão- Associação portuguesa de educadores e treinadores caninos – realizou na tarde deste domingo, um workshop focado no estímulo físico e mental dos animais de estimação.
O domingo foi também o último dia do 3. Congresso da APETCão, que decorreu no Pequeno Auditório do Altice Forum Braga.
Houve espaço também para a sensibilização da adoção de animais, por parte da Associação Abandoned Pets, assim como a presença de diversas empresas com oferta de serviços para animais, desde produtos alimentares, a hotéis e ATL para cães, parceiros de seguros, acessórios e funerárias de animais.
A Expo Animal de Braga volta em 2024 ao Altice Forum Braga.