Sexta-feira, Novembro 26, 2021
8.6 C
Braga
InícioBragaEx-ministro da Educação apresenta palestra sobre relógios de sol em Braga

Ex-ministro da Educação apresenta palestra sobre relógios de sol em Braga

DR

Nuno Crato, professor catedrático no ISEG Lisbon School of Economics and Management da Universidade de Lisboa e ex-ministro da Educação, vai conduzir uma conversa sobre a geometria e astronomia dos relógios de sol na próxima sexta-feira, 26 de novembro, em Braga.

A iniciativa surge no âmbito da programação da Semana da Ciência e Tecnologia da Escola de Ciências da Universidade do Minho. O encontro acontece na Basílica dos Congregados, no centro de Braga, às 21:00, com entrada livre.

Apesar de esquecidos e cada vez menos usados, os relógios de sol foram importantes ferramentas para organizar a vida das comunidades no passado. O estudo dos seus fundamentos científicos era tão importante que ganhou um nome: gnomónica. Nesse sentido, nesta pequena palestra vai-se procurar dar uma ideia do funcionamento destes instrumentos, dos seus aspetos astronómicos e de alguns problemas geométricos simples, inerentes à leitura das horas num relógio solar. A palestra contará, ainda, com a participação de Fernando Correia de Oliveira, jornalista e investigador de renome internacional em Tempo e Relojoaria.

Esta iniciativa é o culminar de um programa que junta vários estudantes dos ensinos básico e secundário para celebrar a Semana da Ciência e Tecnologia. Em conjunto com o Planetário – Casa da Ciência em Braga, a Escola de Ciências da Universidade do Minho apresenta três dias de programação, proporcionando aos alunos a oportunidade de participar numa série de atividades em ambiente laboratorial, estimulando o interesse e o prosseguimento de estudos em áreas científicas e tecnológicas.

Este ano, o programa desenrola-se em torno da temática Sol/Tempo e inclui oficinas pedagógicas e palestras. Os estudantes vão dividir-se entre as instalações do Planetário e da Escola de Ciências para refletir, por exemplo, sobre o tempo geológico e a importância da luz na vida das plantas, para aprender como medir a temperatura de uma estrela ou até para conhecer os astros através de uma sessão de planetário imersivo digital. A edição de 2021 termina com um desafio aos alunos do 3.º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, através do lançamento de um concurso de relógios de sol, que será apresentado, no dia 26, logo após a palestra.

Teste BTV

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS