Ex-Combatentes do Ultramar de Ferreiros prestam homenagem em dia de confraternização
Terça-feira , Setembro 22 2020 Periodicidade Diária nº 2582
Principal / Freguesias / Ex-Combatentes do Ultramar de Ferreiros prestam homenagem em dia de confraternização

Ex-Combatentes do Ultramar de Ferreiros prestam homenagem em dia de confraternização

Foto: Viúvas dos Ex-Combatentes do Ultramar de Ferreiros

A Associação dos Combatentes do Ultramar de Ferreiros (ACUF) realizou este sábado, 11 de janeiro, o tradicional Convívio dos Ex-Combatentes, que juntou associados, familiares e o Executivo local.

O encontro deu início pela manhã com uma cerimónia junto à Sede da Associação, onde foram hasteadas as bandeiras e homenageados os Combatentes falecidos com a entrega de uma coroa de flores no monumento alusivo aos Ex-Combatentes.

Este tributo diferenciou-se dos realizados nos anos passados em que a homenagem era prestada no Cemitério de Ferreiros, mas, uma vez que há militares falecidos em outros cemitérios do concelho, a cerimónia decorreu junto ao monumento. “Cada ano fazemos um almoço e dia de convívio para os nossos sócios. Temos uma série de viúvas que são sócias e não têm os maridos no Cemitério de Ferreiros e, por isso, reunimos as pessoas aqui hoje, içamos as bandeiras e colocamos uma coroa de flores junto ao monumento dos Ex-Combatentes, a substituir a visita ao cemitério. Esta cerimónia engloba todos os ex-militares falecidos no Ultramar, bem como os ex-militares que estiveram lá e que estão aqui hoje também”, explicou Francisco Araújo, presidente da ACUF.

Francisco Araújo referiu que esta confraternização anual tem como objetivo criar e manter os laços criados entre os Ex-Combatentes da Guerra Colonial. “O convívio não serve só para comer e beber, mas sim conviver, apertar laços e criar amizades”, acrescentou.

O presidente da ACUF referiu que esta associação vai apoiar a trasladação dos combatentes falecidos para Portugal. “Nesta altura ainda temos muitos militares falecidos no Ultramar e que ainda não foram trasladados. Há uma organização a nível estadual/militar que está a tentar fazer a trasladação dos falecidos para cá, o que é justo para os pais que deixaram lá os filhos, como para os filhos que deixaram lá os pais. Para nós seria uma honra poder colaborar com essa decisão”, disse.

Francisco Araújo aproveitou a ocasião para agradecer ao presidente da União de Freguesias de Ferreiros e Gondizalves, João Costa, bem como a todo o Executivo local, por ajudar a associação nos momentos que esta mais precisa.

João Costa, presidente desta União de Freguesias, marcou presença neste encontro, onde reforçou que a Autarquia local está de portas abertas no apoio às associações desta União. “A Associação dos Combatentes do Ultramar de Ferreiros é a mais recente instituição criada na freguesia de Ferreiros e tem todo o apoio da Junta de Freguesia em todos os aspetos. Sempre que outras instituições pedem ajuda à Junta de Freguesia, estamos disponíveis para ajudar todas elas sem exceção, porque trabalham em prol da freguesia e do povo. Elas fazem parte do nosso património”, finalizou João Costa.

Finda a cerimónia, foi celebrada uma Missa na Igreja Paroquial de Ferreiros em memória dos combatentes já falecidos, seguindo-se o tradicional almoço de confraternização.

Ex-Combatentes do Ultramar de Ferreiros prestam homenagem em dia de confraternização

Associação dos Combatentes do Ultramar de Ferreiros homenageou ex-combatentes da Guerra Colonial.

Posted by Braga TV on Saturday, January 11, 2020