Sábado, Julho 24, 2021
20.6 C
Braga
InícioReportagemEx-aluna da UMinho divulga Bom Jesus de Braga e Santuário de Porto...

Ex-aluna da UMinho divulga Bom Jesus de Braga e Santuário de Porto de Ave em revista internacional

Braga TV

Joana Teixeira, ex-aluna da Universidade do Minho, apresentou o Santuário do Bom Jesus de Braga e o Santuário de Nossa Senhora de Porto de Ave, na Póvoa de Lanhoso, no Congresso Internacional de Córdoba. A apresentação decorreu no mês de fevereiro para projetar estes dois patrimónios além-fronteiras e atrair um maior número de turistas a estes dois santuários do Minho.

A investigadora elaborou o artigo com o título “Nos Passos de Maria e Jesus”, que foi publicado na revista “Journal of Tourism and Heritage Resort”, artigo relacionado ao Turismo e Património na edição de 2020 que dá a conhecer estes dois santuários.

A ex-aluna da Universidade do Minho trabalha na área do Turismo desde 2017, tendo aprofundado os seus conhecimentos através de estudos sobre o Bom Jesus do Monte. “Desde que trabalho no Turismo desde 2017 que estudei mais a fundo sobre o Santuário do Bom Jesus do Monte e percebi que a história é extensa e é um monumento único a nível nacional e mundial. Temos uma Via Sacra no Bom Jesus que é única no mundo e temos o funicular que funciona a contrapeso de água, mais antigo do mundo. O santuário é Património Mundial da Humanidade e agora que Braga foi classificada como Melhor Destino Europeu, estes títulos ajudam a que as pessoas realmente queiram visitar o Bom Jesus”, disse a investigadora.

Joana Teixeira explicou que conhece o Santuário de Nossa Senhora de Porto de Ave desde a sua infância e, além de ter feito um estudo onde compara os dois monumentos, concluiu que apesar das suas diferenças e semelhanças, pretende atrair um público que esteja interessado a conhecer os “Passos de Maria e de Jesus”. “Quero ter como público alvo na minha rota pessoas que estejam interessadas em conhecer o Bom Jesus e juntar o outro monumento ligado a Maria, sua mãe. Estes dois monumentos têm uma lógica, pois o Santuário do Bom Jesus dedica-se a Jesus e aos Passos da Paixão de Cristo e o Santuário de Porto de Ave destina-se a Maria e aos Passos de Maria. Os Passos são diferentes, as temáticas são diferentes, arquitetonicamente também são opostos porque o Santuário de Porto de Ave tem a Igreja no início dos Escadórios e o Santuário do Bom Jesus tem a Igreja no fim dos Escadórios. Ambos são diferentes e por serem diferentes são complementares, daí o título do meu artigo ‘Nos Passos de Maria e Jesus’”, explicou.

Pela experiência de Joana Teixeira, o Santuário de Porto de Ave não é muito divulgado e pretende integrá-lo na sua lista de visitas guiadas.

Varico Pereira, vice-presidente da Confraria do Bom Jesus do Monte, disse que a divulgação do Santuário de Braga “é sempre positiva” e dar a conhecer estes dois patrimónios do Minho “é muito importante para as dinâmicas turísticas no território.”

“A divulgação do Santuário do Bom Jesus do Monte é sempre positiva, seja na dimensão histórica, religiosa, cultural ou turística. A dinâmica de visita entre os dois santuários é muito importante para as dinâmicas turísticas no território. Por outro lado, é interessante procurar descobrir as semelhanças e diferenças entre os dois locais. Apesar de existirem várias propostas de roteiros, o Património Religioso no Minho é um ativo muito valioso, que a região deve aproveitar para a dinamização turística e desenvolvimento do território, onde o Santuário do Bom Jesus desempenha um papel fundamental”, sublinhou Varico Pereira.

O Bom Jesus de Braga é um dos santuários mais visitados em Portugal e o projeto de Joana Teixeira em integrar o Santuário de Nossa Senhora de Porto de Ave, da Póvoa de Lanhoso, pretende enriquecer ambos os patrimónios, bem como a região do Minho.

Apoie a Braga TV

O apoio dos nossos leitores é fundamental para garantir que a Braga TV continue a ser um canal de informação de referência na região.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS