Sábado, Agosto 13, 2022
19.5 C
Braga
InícioBragaEurodeputados em Braga para monitorizar implementação do PRR

Eurodeputados em Braga para monitorizar implementação do PRR

© CM Braga

Uma delegação de 12 eurodeputados membros da Comissão dos Orçamentos e da Comissão dos Assuntos Económicos e Monetários do Parlamento Europeu esteve ontem, em Braga, numa reunião com Olga Pereira, vereadora do Município, e com o presidente da CCDR-N, António Cunha. A reunião decorreu no Hotel Elevador, no Bom Jesus.

A delegação de eurodeputados está em Portugal desde dia 18 de julho para seguir a implementação do plano de recuperação “NextGenerationEU”, nomeadamente o plano nacional de recuperação e resiliência, no âmbito do Mecanismo de Recuperação e Resiliência.

Na ocasião, Olga Pereira salientou a importância de envolver os agentes regionais e locais na execução e monitorização do Plano de Recuperação e Resiliência. “As cidades e as suas organizações têm um papel cada vez mais crucial na resolução de problemas da sociedade e o envolvimento das autoridades locais e regionais nos planos de recuperação e resiliência é fundamental para dar um novo impulso à Agenda 2030 e atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, afirmou.

A vereadora não deixou de lamentar a falta de envolvimento dos agentes locais no desenho do PRR, prejudicando-se dessa forma a coesão e estratégia de desenvolvimento territorial. “Verificou-se uma visão excessivamente centralista e faltam estímulos à competitividade e capacitação do tecido empresarial, juntando-se a isso o esquecimento das áreas da cultura e desporto enquanto motores de desenvolvimento”, referiu, alertando ainda que a inflação e o aumento de custos da energia e matérias-primas pode-se revelar um risco na execução do PRR: “Esses são motivos que devem possibilitar um reajustamento e recalendarização dos planos nacionais, o que será um oportunidade para uma afetação mais equilibrada e harmoniosa dos fundos disponíveis”.

O eurodeputado belga Johan Van Overtveldt, presidente da Comissão dos Orçamentos, chefia esta missão, completada pelos seguintes eurodeputados: Herbert Dorfmann (Itália); José Manuel Fernandes (Portugal); Andrey Novakov (Bulgária); Jan Olbrycht (Polónia); Pierre Larrouturou (França); Camilla Laureti (Itália); Margarida Marques (Portugal); Valérie Hayer (França); Fabienne Keller (França); Bogdan RZOŃCA (Polónia) e Dragos Pîslaru (Roménia).

Os eurodeputados visitaram empresas projetos financiados pela Política Regional da União Europeia. Entre as empresas visitadas por esta missão esteve a Bosch, em Braga, que estabeleceu com a Universidade do Minho um projeto de parceria de inovação que permite antecipar os novos desafios do futuro da mobilidade e que conta com financiamento da União Europeia. Lembre-se que Portugal já recebeu o primeiro desembolso do PRR em Maio deste ano.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS