Quarta-feira, Abril 17, 2024
23.9 C
Braga
BragaEstudantes europeus procuram soluções para uma Braga inclusiva e sustentável

Estudantes europeus procuram soluções para uma Braga inclusiva e sustentável

© Lais Pereira

Mais de 40 estudantes europeus estão em Braga com o objetivo de encontrar soluções mais inclusivas e sustentáveis para a cidade, num esforço conjunto para capacitar os jovens e a comunidade educativa para as mudanças que ocorrem nas cidades onde vivem, envolvendo-os ativa e criticamente nos diferentes modos de uso do espaço público urbano, de forma sustentável, verde e inclusiva.

A ação “Design Think Your City Braga” decorre no âmbito do projeto europeu “Youth 4 Bauhaus” e junta estudantes romenos, belgas e eslovacos aos estudantes bracarenses com o pretexto para elaborarem atividades de aprendizagem e desenvolvimento com base nos princípios da iniciativa Novo Bauhaus Europeu (New European Bauhaus), um projeto ambiental, económico e cultural, criado pela Comissão Europeia, que visa combinar a conceção, a sustentabilidade, a disponibilidade, a acessibilidade de preços e o investimento, a fim de ajudar a concretizar o Pacto Ecológico Europeu das pessoas.

Recorrendo ao popular jogo Minecraft, estudantes das cidades criativas da UNESCO para as Media Arts de Braga e Košice (Eslováquia), e das cidades de Bucareste (Roménia) e Ghent (Bélgica), juntamente com estudantes da cidade de Braga, desenvolvem novas propostas pensadas para a zona envolvente do Rio Este, com início na Rodovia e fim na freguesia de Lomar.

O projeto tem vindo a ser implementado desde 2022 em diferentes cidades europeias e conta com quase uma centena de estudantes e docentes, entre os quais pessoas com mobilidade reduzida, surdos e com perturbações do espectro do autismo. Em conjunto, são desafiados a pensar e a debater questões concretas do foro urbano, ambiental, político, social e cultural. O projeto originou já propostas para as zonas urbanas das cidades de Košice, Ghent e Bucareste.

Em Braga, desde o início da semana, o grupo tem realizado diversos em workshops de capacitação, visitas de campo e debates, estando acompanhados por um conjunto de arquitetos que os ajudam a desenvolver novas propostas. Utilizando ferramentas digitais piloto que lhes permitirão formular opiniões, o projeto propõe ainda uma apresentação final que permitirá a estes jovens defenderem publicamente as suas propostas.

As propostas finais serão apresentadas amanhã, quinta-feira, pelas 16:00, no gnration. A sessão é aberta a toda a comunidade escolar e a interessados na área de arquitetura, desenvolvimento urbano e sustentabilidade.

Youth 4 Bauhaus é um projeto financiado pelo programa Erasmus+ e alicerçado na New European Bauhaus (NEB), iniciativa lançada pela Comissão Europeia.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES