Sábado, Abril 13, 2024
27.2 C
Braga
EducaçãoEstudantes de toda a Europa juntam-se no Minho

Estudantes de toda a Europa juntam-se no Minho

© UMinho

O distrito de Braga recebe duas centenas de estudantes de toda a Europa para os Mobility Days e a Assembleia-Geral da Erasmus Student Network (ESN). A iniciativa é promovida pela ESN Minho, com apoio da UMinho e da sua Associação Académica, do Município de Braga, da ESN Portugal, da Agência Nacional Erasmus+, do Conselho Nacional da Juventude, da Federação de Associações Juvenis do Distrito de Braga, do Instituto Português do Desporto e da Juventude e do Parlamento Europeu – Gabinete de Portugal.

O programa começa esta segunda-feira, às 10:00, com alunos de vários países a partilharem experiências na Escola Básica de Vila Verde. Às 14:00, no auditório nobre da UMinho, em Guimarães, as oportunidades de mobilidade vão ser abordadas pela diretora dos Serviços de Internacionalização da UMinho, Ana Esteves. Às 16:30, no auditório 0.22 do campus de Gualtar, em Braga, conhece-se os programas da Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, pelo project officer Gustavo Alva-Rosa, seguindo-se às 18:30 uma tertúlia com associações locais sobre oportunidades de intercâmbio. No dia 25 de abril, prevê-se dois encontros online com alunos de dez países.

Flag parade no Bom Jesus do Monte

A partir de quarta-feira, dia 26, o programa centra-se em Braga. De manhã há uma conferência na Escola de Economia e Gestão da UMinho. O evento tem início às 9h00 e inclui debates sobre o futuro da mobilidade, a inclusão e diversidade, a transformação digital e a aliança universitária europeia Arqus. Para as 15:00 está agendada uma flag parade nas escadarias do Bom Jesus, com os estudantes a empenharem as bandeiras dos países da rede ESN.

A sessão de abertura da assembleia-geral da ESN é na sexta-feira, dia 28, às 09:00, no Centro de Juventude de Braga (CJB). Prevê-se as intervenções de Juan Rayón Gonzalez, diretor da ESN Internacional, de Carla Ruivo, diretora para o ensino superior da Agência Nacional Erasmus+, de Ricardo Rio, presidente do Município de Braga, de Filomena Soares, vice-reitora para a Educação e Mobilidade Académica da UMinho, de Pedro Soares, diretor do CJB, e de Luís Dias, representante do ESN Minho.

Os trabalhos duram três dias e envolvem vários plenários, a revisão/votação de relatórios, a definição do calendário de atividades e eventos, como o Erasmus Generation Meeting, a par de momentos lúdicos. Vai ainda discutir-se a possibilidade de a rede ESN passar a pan-europeia, juntando Jordânia, Cazaquistão ou Egipto, entre outros. Estão também marcadas as eleições dos órgãos sociais da ESN. Os resultados vão ser anunciados no domingo, às 16h30. A responsável da ESN Portugal, Rita Dias, é uma das candidatas à presidência do ESN Internacional, cargo que já foi ocupado em 2018-19 pelo português João Mourato Pinto, alumnus e professor de Ciência Política da UMinho.

A ESN Internacional nasceu em 1989, em Bruxelas (Bélgica), para apoiar os estudantes do Programa Erasmus, contando hoje com cerca de 15.000 membros voluntários de 42 países. A ESN Portugal tem mais de 500 membros em 14 secções espalhadas por várias universidades do país. A ESN Minho nasceu há 11 anos para auxiliar os alunos Erasmus na região, quer da UMinho como do Politécnico do Cávado e Ave e do Instituto de Estudos Superiores de Fafe, entre outros. Esta é a primeira vez que traz a assembleia-geral da ESN para o Minho.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES