Segunda-feira, Junho 17, 2024
16.7 C
Braga
RegiãoEsposendeEsposende vai ter folclore às terças à noite

Esposende vai ter folclore às terças à noite

© CM Esposende

Depois de uma primeira edição, o “Folclore na Praça” regressa para a sua 2.ª edição, invadindo as ruas da cidade e o Largo Dr. Fonseca Lima, em Esposende de cor, alegria e tradição. As danças e cantares dos nove grupos folclóricos do concelho de Esposende apresentam-se às terças-feiras à noite, de 6 de junho a 1 de agosto, prometendo desafiar o público a interagir e a fazer parte do espetáculo. A anteceder a performance, os grupos desfilarão, desde a zona ribeirinha, pelas artérias centrais da cidade.

O evento inicia no próximo dia 6 de junho, contando com a participação do Rancho Folclórico Danças e Cantares de Marinhas. De forma consecutiva, apresentar-se-ão o Grupo Cantares e Dançares de S. Paio de Antas (13 de junho), Grupo de Sargaceiros da Casa do Povo de Apúlia (20 de junho), o Grupo Folclórico de Palmeira de Faro (27 de junho), o Rancho Folclórico “As Moleirinhas das Marinhas” (4 de julho), o Grupo Associativo de Divulgação Tradicional de Forjães (11 de julho), o Rancho Folclórico de Fonte Boa (18 de julho), Rancho Folclórico Sargaceiro da Vila de Apúlia (25 de julho), terminando este ciclo com a Ronda de Vila Chã (1 de agosto).

Ainda no verão de 2023, o folclore voltará a marcar presença, à semelhança do ano anterior, num dos espetáculos do evento “Esposende a Dançar”, que decorrerá de 28 a 31 de julho. Numa celebração e encontro de diversas culturas, o Município promoverá ainda, no dia 6 de agosto, mais uma edição do Festival Internacional de Folclore de Esposende, em co-produção com o Grupo Associativo de Divulgação Tradicional de Forjães.

O objetivo destes espetáculos de folclore é “mostrar a riqueza das tradições do concelho de Esposende, vincando a identidade cultural e etnográfica, fielmente preservada e transmitida pelos ranchos folclóricos”.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES