Segunda-feira, Abril 22, 2024
18.7 C
Braga
RegiãoEsposendeEsposende vai distribuir kits destinados à compostagem comunitária

Esposende vai distribuir kits destinados à compostagem comunitária

© CM Esposende

A partir do próximo dia 27 de fevereiro, a Câmara Municipal de Esposende, em parceria com a empresa municipal Esposende Ambiente, vai proceder à distribuição de kits destinados à compostagem comunitária junto dos habitantes das áreas localizadas nas imediações do compostor comunitário, já instalado em Esposende, na Rua Poeta Álvaro Pinheiro.

Esta iniciativa tem como objetivo promover a compostagem comunitária, “permitindo aos moradores darem um destino adequado aos resíduos provenientes da preparação de refeições e que, desta forma, originarão um composto orgânico que será usado nas hortas, numa lógica de circularidade”. Com vista à capacitação dos utilizadores, a Autarquia irá realizar visitas porta-a-porta para entrega dos kits e sensibilização dos munícipes para a correta utilização dos equipamentos de compostagem.

Este projeto de promoção da compostagem de biorresíduos no Baixo Cávado, denominado “Biocávado”, corresponde a um projeto-piloto para a reciclagem de biorresíduos na origem e que compreende dois tipos de compostagem: doméstica e comunitária. Implementado pela empresa municipal Esposende Ambiente, o projeto contemplou a distribuição de 300 compostores familiares e encontra-se agora na fase final, com a distribuição de 180 baldes para os moradores da área envolvente ao compostor comunitário.

Ainda no âmbito deste projeto, o Centro de Educação Ambiental acolhe, na próxima sexta-feira, dia 1 de março, a última sessão de sensibilização para a compostagem doméstica, com o objetivo de elucidar a população para os benefícios da compostagem. A inscrição para participar na ação é efetuada aqui.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES