Domingo, Julho 14, 2024
15.6 C
Braga
RegiãoEsposendeEsposende substitui palmeiras afetadas pelo “escaravelho-da-palmeira”

Esposende substitui palmeiras afetadas pelo “escaravelho-da-palmeira”

© CM Esposende

O Município de Esposende, através da empresa municipal Esposende Ambiente, está a proceder à plantação de novas espécies vegetais na Avenida Marginal.

Em causa está a substituição das palmeiras afetadas pelo “Escaravelho-da-Palmeira” (Rhinchophorus ferrugineus), uma praga que “fez perecer vários exemplares de palmeiras da espécie ‘Phoenix canariensis’ existentes na cidade”.

“Apesar dos esforços efetuados pelo Município, nomeadamente através da realização de tratamentos fitossanitários, várias plantas acabaram por morrer, pelo que se tem vindo a remover os exemplares afetados com o objetivo de evitar o seu risco de queda e garantir a salvaguarda e segurança da população”, explica a autarquia.

No sentido de uniformizar a marginal da cidade, a Câmara Municipal está a fazer o preenchimento das caldeiras vazias com a plantação de “Metrosideros excelsus”, espécie já existente a norte daquela avenida.

Os trabalhos de substituição das palmeiras serão realizados faseadamente, sendo que, nesta primeira fase, o Município investiu aproximadamente 10.000 euros.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES