Sexta-feira, Março 29, 2024
7.3 C
Braga
spot_img
RegiãoEsposendeEsposende recupera moinhos para criar Parque Temático
spot_img

Esposende recupera moinhos para criar Parque Temático

CM Esposende

A Câmara Municipal de Esposende deu início à execução da 1.ª fase do Parque Temático dos Moinhos de Vento da Abelheira, em Marinhas.

O projeto será executado faseadamente, sendo que numa primeira fase vai ser concretizada a recuperação de três moinhos de vento, que são propriedade do Município de Esposende. A intervenção corresponde a um investimento de 153.500 euros, sendo financiada a 85% através da candidatura “Qualificação das Experiências de Turismo da Natureza no Minho – Redes de Visitação da Natureza”, integrada na Estratégia de Eficiência Coletiva PROVERE. A este investimento soma-se o valor de aquisição dos moinhos, que orçou 62.500 euros.

A Câmara de Esposende pretende assim, recuperar e colocar ao serviço da comunidade este conjunto de azenhas e moinhos de vento, classificado como de Interesse Municipal, transformando-o num parque temático ligado às energias renováveis e ao ciclo do pão. Nesta primeira fase serão intervencionados os moinhos de vento números “3”, “6” e “7”, mas o futuro parque temático abrange sete espaços expositivos, onde será apresentado todo o processo que envolve a sementeira e a recolha do grão, assim como os diversos processos necessários à sua preparação para a moagem. Aos moinhos estarão associados os temas da eletricidade; do ciclo do pão e da etnografia a ele associado; das questões ambientais do uso de energias; das respostas sensoriais que a cultura do cereal permite experimentar através do tato, olfato e visão, às questões sobre os cereais híbridos ou geneticamente modificados. Um dos espaços, distinto pelo aspeto arquitetónico vanguardista, abordará o futuro da energia.

Relativamente ao moinho “3”, pretende fazer a recuperação funcional a partir dos vestígios remanescentes no local, recuperando toda a informação tecnológica e capitalizando os resultados na reconstituição fidedigna do moinho, por exemplo no que respeita a materiais, técnicas construtivas, volumes e soluções tecnológicas tradicionais. Nos outros dois moinhos, será executada uma recuperação parcial, garantindo emprego de técnicas não invasivas e consequentemente a preservação da integridade dos elementos existentes, salvaguardando-os, uma vez que se trada de Património Classificado ao nível concelhio.

Esta ação integra-se na estratégia de promoção turística do território de Esposende, através da valorização e preservação do seu património material e imaterial, interligando-se também com as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, assumidos para o programa de ação municipal.

“Consciente da importância deste projeto, particularmente para Marinhas, mas de relevante interesse no contexto concelhio e até regional, o Município empenhou-se na sua concretização, pelo que, apesar de ainda não ser detentor da totalidade dos moinhos, resolveu avançar com a execução, de forma faseada”, refere a Autarquia de Esposende.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES