Segunda-feira, Abril 22, 2024
23.9 C
Braga
RegiãoEsposendeEsposende reconhece mérito desportivo dos atletas do concelho

Esposende reconhece mérito desportivo dos atletas do concelho

© CM Esposende

O presidente da Câmara Municipal de Esposende anunciou, durante a 13.ª Gala de Mérito Desportivo, a atribuição, a partir do próximo ano, do galardão “Ética Desportiva”. Numa cerimónia realizada na noite de sábado, 9 de dezembro, no Pavilhão Municipal de Fão, em que foram agraciados 122 atletas, 18 equipas, 21 técnicos e 3 árbitros, Benjamim Pereira anunciou, ainda, a intervenção nos pavilhões desportivos das escolas.

“A Câmara Municipal herdou um parque escolar que necessita de intervenções profundas. Os pavilhões necessitam intervenções que permitam assegurar os níveis qualitativos desejáveis. Com o alargamento da sua utilização às associações desportivas, temos uma utilização que supera as 12 horas diárias. Será uma prioridade para o município dotar estes pavilhões de condições que permitam uma prática desportiva com mais qualidade”, referiu Benjamim Pereira.

Na gala promovida pelo Município de Esposende que distinguiu atletas de 25 modalidades, foi atribuído o “Prémio Paulo Gonçalves” ao piloto Alex Laranjeira e o “Prémio Carreira” a José Paulo Silveira.

Foram distinguidos Campeões Regionais, Nacionais e Internacionais, no âmbito do Desporto Escolar e Federado, num universo revelador da vitalidade do desporto esposendense.

Benjamim Pereira enalteceu a importância do envolvimento das crianças no fenómeno desportivo, “promovendo o confronto com exigências progressivamente acrescidas que permitem desenvolver valores que transcendem o simples desenvolvimento físico, fundamentais para uma vida em sociedade e uma maior consciência coletiva”, sustentando a intenção de criar o “Galardão Ética Desportiva”, no âmbito dos prémios atribuídos na Gala do Desporto.

Em 2023 estiveram envolvidos 552 alunos de Esposende, praticando 11 modalidades, inseridos no Desporto Escolar. Integrados na prática de associações e clubes, estiveram envolvidos 1700 atletas, praticantes de 13 modalidades.

“Quero destacar o trabalho voluntário e a dedicação dos dirigentes. É algo que temos sempre de realçar e valorizar, processo em que o Município de Esposende tenta contribuir, através das medidas de apoio à prática desportiva federada, mas também por via das iniciativas direcionadas para a prática não federada, para a realização de eventos desportivos e para o aluguer de instalações desportivas”, vincou Benjamim Pereira, aludindo, ainda, aos contratos-programa de desenvolvimento desportivo, firmados com 31 associações desportivas, num investimento financeiro que ultrapassa os 300 mil euros, sem contabilizar o investimento que é feito anualmente na manutenção e requalificação das instalações desportivas.

A cerimónia foi abrilhantada pela Orquestra Foz do Cávado que foi acompanhada por Diana Marinha e Pedro Cardante e a animação foi complementada pelo grupo Flash Li Dance.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES