Segunda-feira, Dezembro 4, 2023
12.3 C
Braga
InícioRegiãoEsposendeEsposende recebeu X Jornadas de Pediatria

Esposende recebeu X Jornadas de Pediatria

© CM Esposende

A equipa do Serviço de Pediatria do Hospital Santa Maria Maior, EPE organizou, esta sexta-feira, no Fórum Rodrigues Sampaio, em Esposende, as X Jornadas de Pediatria, abordando o tema “O Adolescente no século XXI”.

Este evento promoveu a partilha de conhecimentos e o debate construtivo sobre a vital temática do adolescente no século XXI, reunindo uma assembleia diversificada de profissionais de saúde.

Nas jornadas foram abordadas questões complexas que os adolescentes enfrentam nos nossos dias, assim como foi aprofundado o papel fundamental da capacitação dos profissionais de saúde e da prestação de cuidados aos jovens, preparando-os assim para enfrentar os desafios e oportunidades deste século.

A sessão de abertura contou com a presença da vice-presidente da Câmara Municipal de Esposende, Alexandra Roeger, da pediatra do Hospital Santa Maria Maior e organizadora do evento, Ivone Teixeira, do Vereador com a área funcional da Saúde da Câmara Municipal de Barcelos, António Ribeiro, e de Raúl Borges, Diretor Clínico do ACES Cávado III Barcelos/Esposende.

Na qualidade de anfitriã, Alexandra Roeger agradeceu a escolha de Esposende para a realização das Jornadas de Pediatria, aproveitando para apresentar “o Plano Local de Promoção e Proteção dos Direitos das Crianças, na medida em que um dos Direitos da Convenção é exatamente o direito à Saúde, para além de a Saúde de Qualidade constituir um dos ODS da Agenda 2030” que o Município de Esposende preconiza.

Foi apresentado o vídeo sobre o Plano Local de Promoção e Proteção dos Direitos das Crianças e feita referência à metodologia de elaboração do diagnóstico, do qual resultou o plano de ação.

Para além dos cumprimentos institucionais, Raúl Borges cumprimentou a organização e congratulou-se por mais uma edição, enaltecendo o envolvimento do ACES neste evento.

O vereador barcelense, António Ribeiro, referiu também a relevância destas Jornadas e salientou um projeto na área da Saúde Mental em curso em Barcelos, e que será brevemente agraciado internacionalmente.

Paula Fonseca abordou “Como está a saúde dos adolescentes”, Arancha Souto apresentou o tema “Os adolescentes nos cuidados de saúde primários”, seguindo-se debate moderado por Isalita Moura. Já no segundo painel, Ana Sobreiro focou “A abordagem do adolescente na CPCJ”. “Os novos riscos na idade pediátrica: a geração digital” foi o tema proposto por Daniela Simões, sendo o debate moderado por Ivone Teixeira.

MAIS NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES