Sábado, Abril 20, 2024
13.9 C
Braga
RegiãoEsposendeEsposende recebe Festival Internacional de Folclore

Esposende recebe Festival Internacional de Folclore

© CM Esposende

Integrado na programação Esposende Verão 2023, a Zona Ribeirinha de Esposende acolhe, no próximo domingo, 6 de agosto, às 21:30, o Festival Internacional de Folclore, que conta com a participação de alguns dos mais notáveis grupos etnográficos da Bolívia, Canadá, Colômbia, Eslováquia, Geórgia e Portugal.

Este espetáculo de artes e tradições do mundo resulta de uma parceria entre o Município de Esposende e o Grupo Associativo de Divulgação Tradicional de Forjães.

A anteceder o espetáculo da noite, os grupos percorrerão, durante a tarde, as ruas e praças da cidade, onde o garrido das suas cores, os ritmos e as tradições prometem envolver a comunidade e os turistas no típico ambiente festivo e de celebração da etnografia.

Em representação dos ranchos folclóricos do concelho de Esposende estarão presentes o Grupo Associativo de Divulgação Tradicional de Forjães e o Rancho Folclórico As Moleirinhas de Marinhas. Ainda no que se refere a grupos portugueses, participarão o Rancho Folclórico da Fajarda (Coruche) e o Grupo Folclórico do Centro Social de Vila Nova de Sande (Guimarães). A nível internacional, o evento conta a participação do Ensemble Folklorique Les Éclusiers (Canadá), o Komorný Folklórny Súbor Szöttes (Eslováquia), o Georgian Folcloric Dance Group of University GIPA (Geórgia), a Compañía de Danza Acuarela Boliviana (Bolívia) e o Ballet Folclorico de Casanere (Colômbia).

O folclore volta, deste modo, a estar em destaque neste verão, em Esposende. Com efeito, o Município tem dado enfoque a esta vertente cultural e etnográfica, nomeadamente com a iniciativa “Folclore na Praça”, com espetáculos semanais, no Largo Dr. Fonseca Lima, no centro da cidade, com todos os grupos concelhios. Destaque também para o espetáculo “Dança Tradicional: Encontro de Gerações”, realizado no passado dia 31 de julho, que marcou o encerramento do evento “Esposende a Dançar”, realizado na Zona Ribeirinha de Esposende. Para além de proporcionar a promoção e exibição dos agrupamentos de folclore concelhios, o Município garante também apoio, ao longo de todo o ano, às diversas atividades promovidas pelos próprios grupos folclóricos.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES