Segunda-feira, Novembro 29, 2021
10.6 C
Braga
InícioRegiãoEsposendeEsposende promove Gala de Distinção de Mérito Desportivo a 4 de dezembro

Esposende promove Gala de Distinção de Mérito Desportivo a 4 de dezembro

© CM Esposende

Depois de dois anos sem realizar a Gala de Distinção de Mérito Desportivo, devido às contingências impostas pela pandemia Covid-19, o Município de Esposende retoma a realização do evento que pretende valorizar e distinguir o Mérito Desportivo de atletas, equipas, técnicos, dirigentes, árbitros, eventos desportivos e personalidades do concelho. O evento terá lugar no dia 4 de dezembro, pelas 20:30 e distinguirá o mérito desportivo referente às épocas desportivas 2019/2020 e 2020/2021.

No âmbito das competências e atribuições da Câmara Municipal de Esposende, de acordo com o Plano Estratégico do Desenvolvimento Desportivo de Esposende, a Gala de Distinção de Mérito Desportivo pretende enfatizar os valores pedagógicos do desporto, enquanto espaço que transcende o simples desenvolvimento físico, apresentando-o, sobretudo, como um espaço de formação moral e social.

Assim, serão distinguidos atletas naturais ou residentes no concelho de Esposende, que representem coletividades deste concelho ou de outros, em modalidades abrangidas por federações desportivas com estatuto de utilidade pública desportiva.  Destina-se ainda a alunos que participem no Desporto Escolar, em representação de escolas do concelho.

Nesta categoria serão distinguidos os Campeões Regionais, Nacionais ou atletas que participaram em competições internacionais ao serviço das respetivas seleções nacionais.

A distinção dirigida a equipas, abrange as associações desportivas com sede no concelho de Esposende e para equipas que participem no Desporto Escolar, em representação de escolas do concelho.

Nesta categoria serão distinguidas equipas Campeãs Regionais, Nacionais ou que participaram em provas internacionais.

A distinção direcionada para Técnicos Principais, naturais ou residentes no concelho de Esposende, que representem coletividades deste concelho ou de outros, destina-se, ainda, a Professores do Desporto Escolar, em representação de escolas do concelho.

Serão distinguidos os técnicos que se sagraram Campeões Regionais, Nacionais ou que participaram em provas internacionais.

Também serão distinguidos os dirigentes desportivos que se distinguiram quanto à dinâmica desportiva que implementaram nos seus clubes e associações desportivas e pelo impacto na comunidade local.

Para a atribuição desta distinção serão atendidos fatores como o crescimento desportivo, a valorização do quadro técnico, a aposta na formação desportiva, a relação com outros agentes, nomeadamente atletas, técnicos e pais dos atletas, o esforço e dedicação ao projeto desportivo, entre outros.

Na cerimónia far-se-á a distinção dos árbitros das modalidades desportivas com prática federada, alvo de distinção ou valorização por parte da associação distrital ou nacional que tutela a sua atividade, nomeadamente os Núcleos e Associações. A classificação final, a subida de categoria, a internacionalização ou a distinção por entidade nacional ou internacional são critérios e fatores a ter em consideração na distinção do mérito.

O regulamento de atribuição de distinções contempla, caso haja situações que configurem relevância, a atribuição de um galardão a um Evento Desportivo organizado por uma entidade desportiva com sede no concelho de Esposende e uma personalidade, prémio que destaca a ação de um agente com relevância desportiva no concelho.

Teste BTV

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS