Quarta-feira, Novembro 30, 2022
9.5 C
Braga
InícioRegiãoEsposendeEsposende premiado pela intervenção social sénior

Esposende premiado pela intervenção social sénior

© CM Esposende

O Município de Esposende alcançou o segundo lugar no concurso “Intervenção Social Sénior 2022”, promovido pela EQ – Cidade Social, no âmbito do programa Autarquia Solidária. A iniciativa visa o reconhecimento das autarquias que desenvolvem intervenção social, no âmbito do envelhecimento, potenciando metodologias e práticas inovadoras de intervenção social.

Esposende classificou-se na categoria “Autarquias com população entre 10.001 a 50.000 habitantes”, ex-aequo com os municípios de Cantanhede e Miranda do Corvo, sendo que a distinção foi entregue no dia 12 de outubro, no II Seminário Autarquia Solidária, realizado no decorrer do FOLIO – Festival Internacional de Literatura de Óbidos.

Esposende viu reconhecido, entre pares, o seu modelo de intervenção sénior, o qual integra projetos, respostas e serviços disponibilizados às pessoas mais velhas, com evidente impacto na melhoria da sua qualidade de vida.

O presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, refere que “esta distinção é mais um reconhecimento do trabalho colaborativo que tem sido desenvolvido pelo Município e traduz a importância destes projetos que contribuem para fomentar a cidadania e incentivar a participação democrática e cívica das pessoas nas políticas sociais locais”.

Benjamim Pereira sublinha que “Esposende é um concelho atento às preocupações dos munícipes e muitos têm sido os desafios da Câmara Municipal no plano das políticas sociais locais, que assumem, ao nível do desenvolvimento social e do reforço da sustentabilidade dos territórios, uma importância e necessidade incontornáveis, que exigem que se desenhem intervenções cada vez mais complexas, criativas e mais próximas das pessoas”.

O programa “Ativo + | Programa Colaborativo para a Promoção da Longevidade” consolida as políticas locais para a promoção do envelhecimento ativo e saudável no território de Esposende. Resultado de um percurso colaborativo, de envolvimento e de articulação entre o Município e os parceiros da Rede Social de Esposende, este programa agrega iniciativas que pretendem, de forma holística, fazer face aos demais desafios provocados pela longevidade da população, promovendo a participação ativa e democrática das pessoas mais velhas.

Neste contexto, a recente constituição do Fórum para a Promoção da Longevidade de Esposende pretende contribuir para a conceção, promoção e avaliação das políticas públicas para a longevidade, numa ótica de desenvolvimento de um ecossistema económico e social sustentável, bem como assegurar a implementação de medidas destinadas a garantir a proteção na fragilidade relacionada com o envelhecimento.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS