Quinta-feira, Abril 18, 2024
13.4 C
Braga
RegiãoEsposendeEsposende organiza nova campanha de esterilização de animais de companhia

Esposende organiza nova campanha de esterilização de animais de companhia

DR

No âmbito do Plano Estratégico para o Bem-Estar Animal, o Municipio de Esposende vai promover mais uma campanha de esterilização de animais de companhia, nomeadamente cães e gatos, cujos proprietários residam no concelho.

“A medida assume-se como um importante apoio à comunidade que pretenda proceder à esterilização dos seus animais de companhia, constituindo uma medida essencial na minimização do flagelo do abandono”, refere a autarquia.

Para esta campanha são considerados reembolsos de 72 euros para esterilização de cadelas e de 40 euros para cães, de 46 euros para gatas e de 20 euros para gatos, sendo considerados até 4 animais por agregado familiar (com um máximo de 3 cães). De acordo com as normas, os animais a esterilizar devem estar identificados eletronicamente com registo atualizado no sistema de informação de animais de companhia (SIAC) e, no caso dos cães, possuir boletim sanitário com vacina antirrábica válida.

Os detentores de animais que pretendam beneficiar deste apoio devem apresentar a sua candidatura até ao próximo dia 13 de outubro, através do endereço [email protected] ou presencialmente na Câmara Municipal, junto do Serviço de Atendimento.

Neste programa, e no seguimento do que já tem vindo a ser feito pelo Gabinete Proteção Animal e Veterinária, existe ainda a possibilidade de candidaturas para comparticipação total da esterilização de animais de companhia por parte de agregados familiares com comprovada carência económica. Neste caso, os detentores deverão contactar diretamente o Gabinete Proteção Animal e Veterinária.

O formulário de candidatura, disponível aqui, deverá ser acompanhado pelos comprovativos de residência do detentor do animal e da identificação eletrónica e registo atualizado no sistema de informação de animais de companhia (SIAC) com data anterior à data da cirurgia (no caso de cães, terão de ter a vacina antirrábica válida com data anterior à data da cirurgia), declaração do SIAC emitida pelo Médico Veterinário responsável pela esterilização com a data de realização e com o tipo de esterilização “Financiada pelo Município de Esposende” selecionado, e comprovativo do IBAN do requerente.

A avaliação das candidaturas é efetuada por ordem de chegada até ao limite do orçamento disponível.

Para informações adicionais deverá ser contactado o Gabinete de Proteção Animal e Veterinária, através do telefone 253 960 100 ou do correio eletrónico [email protected].

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES