Sexta-feira, Junho 21, 2024
23.9 C
Braga
RegiãoEsposendeEsposende organiza campanha “Novembro Branco” para combater violência contra as mulheres

Esposende organiza campanha “Novembro Branco” para combater violência contra as mulheres

DR

No âmbito do Dia Internacional Pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, que se assinala a 25 de novembro, o Município de Esposende leva a efeito, pelo oitavo ano consecutivo, a campanha “Novembro Branco”, numa iniciativa de não legitimação da desigualdade de género e violência contra as mulheres, este ano, novamente, com o mote “ponto final”.

Através da sua estrutura de atendimento a vítimas de violência doméstica – o “Espaço Bem Me Querem”, o Município de Esposende apela à comunidade escolar para participar numa campanha simbólica, dando voz às atividades do Novembro Branco.

Para envolver ativamente toda a comunidade, em particular os estudantes, pequenas estruturas com caixas vermelhas estão instaladas nas escolas do concelho, nomeadamente no Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio, no Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira, na Escola Secundária Henrique Medina e na Escola Profissional de Esposende.

Nestas caixas, poderão ser deixadas mensagens em papel, para expressão de pensamentos, testemunhos, apoio e compromisso na luta contra a violência contra as mulheres.

A caixa funcionará como uma tômbola, em formato de laço, sendo a cor vermelha do interior representativa do sangue e sofrimento das mulheres vítimas de violência. Este laço irá mudar de cor à medida que for preenchido com as mensagens deixadas pelos alunos/as, como se cada voz gritasse um “ponto final” para a dor nestas vítimas – um pequeno contributo para a construção da paz na vida de cada uma destas mulheres.

A campanha, desenvolvida no mês de novembro, pretende dar destaque ao Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher que se celebra anualmente no dia 25 de novembro para denunciar a violência contra as mulheres no mundo todo e exigir políticas, em todos os países, para sua erradicação.

A Câmara Municipal de Esposende tem ao serviço da comunidade uma estrutura de atendimento a vítimas de violência doméstica que tem como objetivo o atendimento e acompanhamento psicológico, social e jurídico das vítimas e seus familiares, no sentido da construção de um novo projeto de vida afastado da violência.

O Espaço Bem me Querem funciona de segunda a sexta-feira das 08:30 às 16:30, na Câmara Municipal de Esposende, edifício da Divisão da Coesão Social | Serviço de Cidadania e Igualdade, sito na Rua Narciso Ferreira n.º 108 R/Chão 4740-281 Esposende.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES