Quinta-feira, Julho 29, 2021
18.8 C
Braga
InícioRegiãoEsposendeEsposende lança campanha para incentivar consumo da água da torneira

Esposende lança campanha para incentivar consumo da água da torneira

CM Esposende

A marcar o Dia Mundial da Terra, que hoje se comemora, o Município e a Esposende Ambiente lançam uma campanha de promoção do consumo da água da torneira.

A ação passa por disponibilizar bebedouros de água nas escolas desde o 2.º e 3.º ciclos até ao secundário, passando pelo ensino profissional, e pela oferta de garrafas de água reutilizáveis (cantis) a todos os alunos, incluindo também a disponibilização de um quiz online sobre o tema da água, denominado Quiz da Clarinha, em. Numa segunda fase pretende-se levar este projeto a todas as escolas do 1º ciclo.

Neste sentido, o presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, juntamente com o presidente do Conselho de Administração da Esposende Ambiente, Paulo Marques, e as vereadoras do Ambiente e da Educação, Alexandra Roeger e Angélica Cruz, respetivamente, participaram, esta tarde, numa ação simbólica na Escola Secundária Henrique Medina, de Esposende, para comemorar o Dia da Terra e promover o consumo da água da rede pública.

Inicialmente prevista para 22 de março, Dia Mundial da Água, esta ação traduziu-se na entrega simbólica de garrafas de água reutilizáveis a uma turma do 12.º ano. Além da direção da Escola Secundária, a iniciativa contou com a presença da representante da Escola Profissional de Esposende, Alexandra Vilar.

O presidente do Conselho de Administração da Esposende Ambiente fez um breve enquadramento da campanha, frisando que o objetivo principal é promover o consumo de água da torneira em detrimento da água engarrafada que, como é do conhecimento geral, tem implicações ao nível da produção de resíduos de plástico. Paulo Marques realçou que a água da torneira distribuída em Esposende é 100% segura, como atesta, ano após ano, há mais de uma década, o selo de qualidade atribuído pela entidade reguladora ERSAR, responsável pela certificação da água para consumo.

Assinalando a postura do Município na defesa e promoção das questões ambientais e o vasto trabalho desenvolvido nesta área, desde logo, a Educação Ambiental, Benjamim Pereira, a propósito da celebração do Dia Mundial da Terra, manifestou a convicção de que as novas gerações estão sensibilizadas para as problemáticas ambientais e, nesse sentido, totalmente disponíveis para adotar posturas de preservação do ambiente que contribuam para a mudança de comportamentos, tendo em vista o bem-estar da população e a “saúde” do planeta.

O autarca garantiu, também, a segurança do consumo da água da torneira e exortou os alunos a optarem por esta em detrimento da água de garrafa, até pelo benefício em termos ambientais, uma vez que a utilização de garrafas reutilizáveis contribui para a redução da produção de plástico.

Angélica Cruz expressou uma mensagem de esperança e de confiança, considerando que os alunos são “cidadãos empenhados” e serão guardiões na defesa do seu planeta e do ambiente, pelo que contribuirão para a sua defesa e preservação. Aproveitou para exortar os alunos a responder ao Quiz também disponível online.

Apoie a Braga TV

O apoio dos nossos leitores é fundamental para garantir que a Braga TV continue a ser um canal de informação de referência na região.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS