Quarta-feira, Junho 19, 2024
17.3 C
Braga
RegiãoEsposendeEsposende investe 835 mil euros para digitalizar comércio local

Esposende investe 835 mil euros para digitalizar comércio local

© CM Esposende

Até setembro de 2025, o Município de Esposende vai investir cerca de 835 mil euros na promoção e digitalização do comercio e serviços de proximidade de Esposende, no âmbito do projeto Bairros Comerciais Digitais, previsto no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Esposende viu aprovada a sua candidatura a esta medida do PRR, tendo sido contemplado com uma verba no montante de 834.592,12 euros, recursos que serão aplicados no setor comercial local, indo ao encontro das necessidades dos consumidores e preparando os estabelecimentos para os desafios futuros.

Para operacionalizar a medida, integralmente financiada por fundos europeus, a Câmara Municipal vai estabelecer um contrato de consórcio com a Associação Comercial e Industrial do Concelho de Esposende (ACICE), denominado “ESPOSENDELINK”, de acordo com proposta aprovada em reunião do executivo, por unanimidade.

O projeto Bairros Comerciais Digitais surge como uma medida catalisadora do crescimento económico para combater os efeitos da retração económica a nível mundial resultante da crise pandémica da Covid-19. Vai permitir incrementar várias inovações em diferentes dimensões, que envolvem, maioritariamente, uma natureza digital e tecnológica, sendo que várias delas contribuem simultaneamente para a transição verde, a resiliência e dinamização económica.

Os eixos de intervenção do projeto assentam em formas de inovação organizacional com contributos para a cocriação, cidadania ativa e as indústrias criativas. Entre várias outras ações previstas, prevê-se o reforço da conectividade (rede Wifi), a instalação de mupis e ecrãs digitais, a criação de Websites e aplicações móvel (APP) “Bairro Digital” e “ESPOSENDELINK”, onde estará disponível informação sobre a oferta do Bairro. Um sistema de slots de entregas digital e uma plataforma de gestão de estacionamento (incluindo sensorização) são outras das medidas a desenvolver.

O projeto Bairros Comerciais Digitais procura, assim, promover a digitalização da economia, seja através da adoção tecnológica por parte dos operadores económicos e pela digitalização dos seus modelos de negócio, seja por via da sensibilização e capacitação dos trabalhadores e empresários.

O presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, sublinha a necessidade de “acompanhar a evolução do setor e perceber os seus desafios, cada vez mais exigentes, procurando dar resposta às necessidades em cada momento”. “A ACICE afigura-se como o parceiro ideal para o desenvolvimento deste projeto, ambicioso e exigente. Estamos certos de que Esposende e o seu setor comercial darão um importante e decisivo passo através deste impulso”, afirma.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES