Quarta-feira, Janeiro 26, 2022
9.7 C
Braga
InícioRegiãoEsposendeEsposende institui “Prémio Paulo Gonçalves” para distinguir atletas de excelência

Esposende institui “Prémio Paulo Gonçalves” para distinguir atletas de excelência

© CM Esposende

Após dois anos de interregno, motivado pelas contingências da pandemia Covid-19, o Município de Esposende voltou a realizar a Gala de Distinção de Mérito Desportivo. Sob a temática “De volta ao Sonho!” a 11.ª edição do evento decorreu no passado dia 4 de dezembro, no Pavilhão Municipal de Fão, e distinguiu 159 personalidades desportivas, entre atletas, dirigentes e clubes do concelho de Esposende, contemplando as conquistas obtidas nas épocas 2019/2020 e 2020/2021.

A título póstumo, foram reconhecidos o fisiologista do Vitória Sport Clube, Rui Viana, e o motard Paulo Gonçalves. Foram laureados, ainda, Domingos Carvalho e Belmiro Penetra, pela relevância e contributo das suas carreiras em prol do incremento desportivo no concelho.

Numa cerimónia destacada pelo arrojo e pela emoção, foi atribuído aos atletas olímpicos de canoagem João Ribeiro e Teresa Portela o “Prémio Paulo Gonçalves”, a mais alta condecoração instituída pelo Município para distinguir os atletas do concelho. A distinção foi entregue pela família do motociclista de Gemeses representando, neste que foi um dos momentos altos da gala. 

O presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, expressou votos de que, com este prémio, “se perpetue um nome, que está gravado no ADN de Esposende”. 

O autarca felicitou todos os galardoados e reiterou, ainda, a importância de se projetar o salto qualitativo no desporto concelhio, lembrando investimentos a médio prazo, em infraestruturas como o pavilhão multiusos e a construção do parque desportivo a norte da cidade, projetos estes que proporcionarão a abertura do leque da prática desportiva e a captação de provas nacionais e internacionais. 

Já o vereador do Desporto, Mário Rui Losa, evidenciou a dinâmica consolidada das distinções e resultados, crescentemente prestigiantes. “Mais e melhor desporto, para mais cidadãos” é, para o vereador, a base da estratégia de desenvolvimento desportivo que está já a ser seguida, promovendo a generalização da prática desportiva, apostando na oferta em “proximidade” e numa acessibilidade real dos cidadãos. “Consolidar o papel do desporto concelhio nos contextos nacional e internacional são os propósitos que devem unir o Município de Esposende e todos os intervenientes desportivos do concelho”, afirmou.

A Orquestra Foz do Cávado, em conjunto com os jovens talentos Fabiana Casais e Tomás Machado, asseguraram a animação musical da gala que, nas palavras de Benjamim Pereira, tem evoluído de ano para ano e continua a exaltar o nome de quem honra Esposende.

A 11.ª Gala de Distinção de Mérito desportivo, reconhecida como a festa do desporto por excelência, obedeceu a uma organização rigorosa, em total conformidade com as normas da Direção Geral da Saúde, e contou com transmissão em direto online na página oficial de Facebook, do Município de Esposende. 

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS