Domingo, Junho 23, 2024
28.4 C
Braga
RegiãoEsposendeEsposende inaugura passeio de prevenção do cancro

Esposende inaugura passeio de prevenção do cancro

© CM Esposende

Integrado no projeto “Um dia pela Vida – Esposende”, da Liga Portuguesa Contra o Cancro, decorreu, na manhã deste sábado, a inauguração do Passeio da Prevenção do Cancro, na Zona Ribeirinha de Esposende. No percurso entre a Estação de Socorros a Náufragos e o bar ali instalado figuram agora várias frases alertando para cuidados e atitudes a ter em conta como forma de prevenir a doença.

A ação foi promovida pelo Município de Esposende e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, e demais membros do executivo, do presidente da Assembleia Municipal, Carlos Silva, da representante da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) – Delegação Regional do Norte, Conceição Clavel, e da equipa local de “Um Dia pela Vila (UDPV) Esposende”, entre várias outras pessoas que se quiseram associar à iniciativa, que pretendeu sensibilizar a comunidade para a prevenção do cancro

Esta ação marcou também o lançamento da atividade das luminárias, pelo presidente Benjamim Pereira, a qual se traduz na elaboração de mensagens por toda a comunidade, desde pessoas que venceram ou se encontram a enfrentar a doença, bem como os seus familiares e amigos, ou simplesmente pessoas que se revêem na causa e a ela se associam.

“O objetivo desta iniciativa, das demais que têm vindo a ser realizadas e de outras que decorrerão ainda até ao próximo mês de setembro, passa por envolver toda a comunidade, despertando a consciência do maior número de pessoas para a mudança de atitude face à doença, até porque um diagnóstico de cancro não significa necessariamente morte. Pretende também educar e informar, pois a prevenção é o caminho para a cura, bem como angariar fundos para os programas de prevenção e atividades de apoio ao doente da Liga Portuguesa Contra o Cancro”, refere a autarquia.

Ao expressar a sua mensagem, o presidente da Câmara Municipal assinalou o arranque da iniciativa das luminárias, sendo a comunidade convidada a participar também, escrevendo as suas mensagens, aos quais serão usadas no culminar da campanha “Um dia pela Vida – Esposende, no próximo dia 9 de setembro.

Benjamim Pereira congratulou-se pela adesão que esta e as demais iniciativas de “Um dia pela Vida – Esposende” estão a registar e deixou uma palavra de esperança a todos quantos estão a passar pela provação da doença.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES