Quinta-feira, Abril 18, 2024
14.5 C
Braga
RegiãoEsposendeEsposende distinguido como “Município Amigo da Juventude”

Esposende distinguido como “Município Amigo da Juventude”

© CM Esposende

Esposende recebeu, na passada sexta-feira, a bandeira e o selo “Município Amigo da Juventude”, na categoria de 4 estrelas, distinções atribuídas pela Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ), cuja entrega ocorreu no III Encontro Nacional de Municípios Amigos da Juventude, realizado em Pinhel.

O reconhecimento tem por base as políticas de juventude implementadas pela Câmara Municipal de Esposende, como a partilha e reflexão conjunta sobre a cocriação, cogestão, coprodução e coexecução de políticas locais de juventude.

O vereador da Juventude, Rui Losa, salienta que “a distinção da Federação Nacional das Associações Juvenis atesta o compromisso da autarquia com os jovens do concelho de Esposende, potenciando a criação de mais e melhores políticas amigas da Juventude, estratégia alinhada com o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU”.

A distinção “Município Amigo da Juventude” é atribuída pela FNAJ, uma estrutura representativa de mais de mil associações juvenis de base local e regional em Portugal. Esta federação colocou em marcha o Diálogo Jovem de Base Local, uma estratégia para a discussão, ponderação e definição de políticas de juventude, fundando a Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude, uma rede pioneira criada no final do ano de 2020, que conta com mais de 150 municípios.

O III Encontro Nacional de Municípios Amigos da Juventude, organizado pela FNAJ, com apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude e da Agência Nacional Erasmus + Juventude, Desporto e CES, teve como objetivo dar continuidade à discussão e reflexão no que concerne à construção e definição das políticas locais da juventude. O evento contou com a presença dos municípios que integram a rede, tendo sido distinguidos os que reúnem os requisitos estabelecidos para a atribuição oficial da bandeira e do selo de “Município Amigo da Juventude”.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES