No âmbito das comemorações dos 450 anos da elevação de Esposende a vila e da fundação do concelho, por carta régia de D. Sebastião, de 1572, a Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura promoveu sessões da Hora do Conto dedicadas à figura de D. Sebastião.
Assim, de 12 a 17 de outubro, os alunos que frequentam o 4.º ano do Ensino Básico nas escolas do concelho tiveram oportunidade de assistir à história de D. Sebastião, pela contadora de histórias Inácia Cruz, tendo por base o livro “D. Sebastião, o menino que foi rei de Portugal aos três anos”, da autora de Carolina Franco Amante.
Esta Hora do Conto especial, que envolveu 378 crianças, foi também acompanhada por uma visita guiada à Biblioteca Municipal, agora renovada, com o objetivo de divulgar o novo espaço e os serviços que presta à comunidade em geral e, particularmente, à comunidade educativa.
Ainda integrado na programação deste mês, e com o intuito de celebrar o Dia da Biblioteca Escolar, a Biblioteca Municipal leva a efeito, no próximo dia 29, entre as 09:00 e as 16:30, a atividade “Ancorar Leituras”. Nesta primeira edição, promove-se a formação “Ler e escrever para a paz e harmonia!”, sob a orientação de João Manuel Ribeiro, poeta, escritor, editor, formador e investigador. Esta formação é acreditada (ACD) e dirigida a Educadores de Infância e a Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Nesta sessão, propõe-se descobrir como a literatura, e concretamente a literatura infantil e juvenil, contribui para educar para a paz e a harmonia. Através de dinâmicas de leitura e escrita, centradas na reflexão, motivação e ação, comprova-se que ler e escrever é uma arma de paz. Os interessados em participar nesta ação devem inscrever-se através do e-mail [email protected] sendo requisito trazer roupa confortável.
No dia 30, domingo, pelas 16:00, a Biblioteca Municipal abre as portas às famílias, com a atividade “Histórias em Família”. Desta vez, a hora do conto “Uma mão cheia de histórias” será dinamizada pela contadora Gusta Santos. Esta iniciativa, de abrir as portas da biblioteca ao domingo à tarde, pretende ser um ponto de encontro com as histórias, os livros e a própria Biblioteca Municipal, num horário em que, geralmente, as famílias têm mais tempo livre.