Domingo, Maio 16, 2021
15 C
Braga
InícioRegiãoEsposendeEsposende celebra Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Esposende celebra Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

CM Esposende

No âmbito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, celebrado a 18 de abril, este ano sob a temática “Passados Complexos: Futuros Diversos”, o Município de Esposende fez-se representar no encontro anual da “Society for American Archaeology” (SAA).

Inicialmente previsto realizar-se presencialmente em Austin (Texas, EUA) em abril de 2020, o “SAA 86th Annual Meeting” foi adiado devido à pandemia Covid-19, tendo decorrido este ano, entre os dias 15 e 18 de abril, em formato exclusivamente online.

Integrado na sessão “The Iron Age of Northwest Portugal: Leftovers of Behavior” (A Idade do Ferro do Noroeste de Portugal: remanescências de comportamentos), Esposende, através da arqueóloga do Município, Ana Paula Almeida, apresentou a comunicação “The Lure of the Sea: Objects and Behaviors” (A atração do mar: objetos e comportamentos).

A apresentação abordou a relação da ocupação do território de Esposende durante a Idade do Ferro e da Romanização, com a proximidade da foz dos rios e ribeiros, bem como do mar. Tendo como ponto de partida o Castro de S. Lourenço, foram refletidos os interesses no desenvolvimento de atividades como a pesca, a recoleção de moluscos e bivalves, o controlo das rotas fluviais e marítimas, bem como a lucrativa produção e comercialização de sal. A comunicação incluiu, ainda, a divulgação dos mais recentes vestígios arqueológicos da praia de Guilheta, em Antas, os quais suscitaram interesse no período de debate.

O “86th Annual Meeting” desta prestigiada instituição norte-americana, uma das mais reputadas a nível internacional, contou este ano com a participação de mais de 1 500 investigadores e 170 sessões. Esta foi, pois, uma oportunidade única para continuar a potenciar ao mais alto nível internacional a divulgação do investimento do Município, nomeadamente no projeto Arqueológico do Castro de S. Lourenço, entre outros, o que muito prestigiou e projetou o concelho de Esposende, contribuindo para as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.

Para explorar um pouco mais sobre monumentos e sítios de Esposende, bastará aceder à página do Município, na área do Património Cultural de Esposende (Património Cultural | Município de Esposende) ou visitar o Centro Interpretativo de S. Lourenço. Para mais informações poderá contactar através do telefone 253 960 179 ou do e-mail [email protected].

Apoie o jornalismo.

A Braga TV é um canal de informação independente. Todas as notícias e conteúdos são e continuarão a ser disponibilizados gratuitamente.

Para continuar a oferecer um serviço de informação de referência na região, precisamos do apoio dos nossos leitores para continuar a desempenhar o nosso papel de informar.

Precisamos do seu contributo, caro leitor.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS