Domingo, Maio 16, 2021
14.4 C
Braga
InícioRegiãoEsposendeEsposende Ambiente celebra Semana Segurança e Saúde no Trabalho

Esposende Ambiente celebra Semana Segurança e Saúde no Trabalho

CM Esposende

Com o objetivo de sensibilizar os seus colaboradores para as questões da segurança e saúde no trabalho, e de modo a assinalar o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, que se comemora a 28 de abril, a empresa municipal Esposende Ambiente está a desenvolver internamente, ao longo desta semana, um conjunto de iniciativas relacionadas com esta tão abrangente temática.

Através de um conjunto de materiais, que vão circulando na empresa em diversos suportes, são abordadas várias questões, no sentido de alertar, recordar e sensibilizar os trabalhadores para a segurança e saúde no trabalho.

Assim, na segunda-feira, dia 26, o foco da Esposende Ambiente esteve centrado na Movimentação Manual de Cargas, com um conjunto de conselhos sobre as posturas e os movimentos mais adequados na salvaguarda da saúde dos trabalhadores. Na terça-feira, dia 27, foi abordada a questão do Ruído e o seu impacto numa possível perda auditiva. Deste modo, além da sensibilização para a adoção dos equipamentos de proteção indispensáveis nas diversas situações de risco, os colaboradores foram alertados para as consequências irreversíveis que esta situação acarreta. Ontem, Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, decorreram simulacros nos vários edifícios da empresa, incidindo sobretudo, dada a atual situação pandémica, no procedimento de evacuação. Ontem, dia 29, o foco foi a Ergonomia em Teletrabalho, um tema bastante atual e que muitos profissionais acabam por descurar, dada a mudança do seu ambiente de trabalho, por via do teletrabalho. Por fim, hoje, o dia e dedicado aos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), tanto mais em tempos de pandemia em que novos equipamentos vieram juntar-se aos habituais, como é o caso das máscaras.

O Dia Mundial para a Segurança e a Saúde no Trabalho tem como objetivo sensibilizar para a prevenção de acidentes e doenças profissionais a nível mundial. A pandemia Covid-19 leva governos, empregadores, trabalhadores e a população em geral a enfrentar desafios sem precedentes, tais como os múltiplos efeitos que esta​ tem no mundo do trabalho, na economia e na sociedade em geral. Este ano, a efeméride está focada na abordagem das estratégias de fortalecimento dos sistemas nacionais de segurança e saúde ocupacional (OSH) para a construção da resiliência, de modo a enfrentar crises agora e no futuro, a partir das lições aprendidas e experiências do mundo do trabalho.

Apoie o jornalismo.

A Braga TV é um canal de informação independente. Todas as notícias e conteúdos são e continuarão a ser disponibilizados gratuitamente.

Para continuar a oferecer um serviço de informação de referência na região, precisamos do apoio dos nossos leitores para continuar a desempenhar o nosso papel de informar.

Precisamos do seu contributo, caro leitor.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS