Segunda-feira, Abril 22, 2024
15.1 C
Braga
RegiãoEsposendeEsposende acolhe Encontro Nacional de Professores de Geografia

Esposende acolhe Encontro Nacional de Professores de Geografia

© CM Esposende

Esposende acolhe, entre hoje e o próximo domingo, dia 25 de fevereiro – Dia da Geografia Portuguesa, o 35.º Encontro Nacional de Professores de Geografia.

Subordinado à temática “Ensinar Geografia vale a pena – População, Ordenamento do Território e Sustentabilidade”, o encontro integra a dinamização de mesas redondas, com o contributo de especialistas nas áreas de geografia, população, fluxos migratórios e mosaico intercultural, que contribuirão para a atualização científica do conhecimento nestas áreas temáticas.

Neste evento serão promovidas oficinas didáticas de metodologias de aprendizagem ativa, para a transferência da ciência e do conhecimento para a sala de aula, num contexto de educação digital e do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, contribuindo para a aquisição das aprendizagens essenciais nestas áreas temáticas.

O encontro integra, ainda, a realização de visitas de estudo para o conhecimento in loco do território de Esposende, nomeadamente ao Parque Natural do Litoral Norte (PNLN), Centre de Educação Ambiental e ao Monte de S. Lourenço, em Vila Chã, bem como a realização da atividade Novos Mareantes_Action bound (peddy paper), no Centro Histórico de Esposende.

Na sessão de abertura, que decorreu esta manhã no Auditório Municipal, a vice-presidente da Câmara Municipal, Alexandra Roeger, deu as boas-vindas à Associação de Professores de Geografia, entidade promotora do evento, bem como aos cerca de 220 participantes, agradecendo a escolha de Esposende para a realização da iniciativa.

Reforçou a importância das temáticas que serão abordadas ao longo destes dias em Esposende, desde logo referindo-se aos vários planos e projetos estratégicos em curso no Município nos domínios do ordenamento do território, da sustentabilidade nas suas várias vertentes – ambiental, social e económica – tendo sido dado especial ênfase aos problemas associados às alterações climáticas, que, em Esposende, se refletem muito visivelmente na forte erosão costeira.

Alexandra Roeger deu também a conhecer os diversos projetos educativos que o Município desenvolve em parceria com as escolas nestas áreas temáticas, mas também nos domínios do desporto, da cultura, da cidadania, entre outros, e enalteceu a proximidade e a boa relação institucional existente, notando que as escolas têm tido um papel fundamental no contexto atual de transferência de competências e de novos desafios para o Município e para as escolas.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES