Domingo, Setembro 25, 2022
20 C
Braga
InícioBragaEncontros da Imagem de Braga estão de regresso com 50 exposições e...

Encontros da Imagem de Braga estão de regresso com 50 exposições e 95 artistas de todo o mundo

© André Rodrigues

Arranca esta sexta-feira, 16 de setembro, mais uma edição dos Encontros da Imagem – Festival Internacional de Fotografia e Artes visuais de Braga, um dos mais antigos e conceituados eventos do país e uma referência a nível internacional na área da imagem.

O festival, que decorre até 30 de outubro em vários espaços culturais de Braga, mas também em Guimarães, Barcelos, Porto e Avintes, conta com um programa bastante eclético e completo, donde sobressai a realização de cerca de 50 exposições de 95 artistas oriundos de vários países do mundo. O evento conta ainda com um ciclo de cinema, conversas, projeções, ações de serviço educativo e leitura de portfólios.

Em parte das exposições estarão patentes os finalistas do prémio Discovery Awards 2022, dos Emergentes 2021 – Prémio Internacional de Fotografia Encontros da Imagem, e do Photobook Award EI 2022, numa exposição totalmente dedicada a livros fotográficos.

“Common Places” ou “Lugares Comuns” é o tema escolhido para esta 32ª edição dos Encontros da Imagem, um tema que procura refletir sobre o sentido de pertença aos espaços físicos, mas também aos lugares mentais. Nesta edição, os Encontros da Imagem irão destacar ainda a realidade dos refugiados e o papel da Mulher.

Em Braga, o evento estará presente em vários espaços culturais como a Galeria da Estação; o Museu D. Diogo de Sousa; o Museu dos Biscainhos; o GNRation; o Mercado Municipal; a Biblioteca Lúcio Craveira da Silva; a Galeria do Paço; a Casa dos Crivos; o Museu Nogueira da Silva; a Fonte do Ídolo; o Fórum Arte Braga; o Mosteiro de Tibães; o Campus de Gualtar da Universidade do Minho, Theatro Circo.

A abertura oficial do evento irá acontecer no dia 17 de setembro, sábado, a partir das 14:30, com uma sessão solene na Galeria do Paço da Universidade do Minho, seguindo-se um circuito inaugural por vários espaços.

Recorde-se que os Encontros da Imagem, com mais de 30 anos de existência são uma Associação Cultural sem fins lucrativos que organiza os Encontros da Imagem – Festival Internacional de Fotografia e Artes Visuais na cidade de Braga. O festival promove fotografia clássica e contemporânea através da mostra de trabalhos de autores consagrados e emergentes. O evento tem como parceiro o Município de Braga.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS