Quarta-feira, Dezembro 7, 2022
11.6 C
Braga
InícioBragaEncontro da Rede de Capitais Europeias de Juventude decorreu em Braga

Encontro da Rede de Capitais Europeias de Juventude decorreu em Braga

© CM Braga

As Capitais Europeias da Juventude marcam presença em Braga para assinalar os 10 anos desde que a cidade acolheu este título, em 2012. Este encontro da Rede de Capitais Europeias de Juventude, conta com a presença de especialistas internacionais da área da saúde e educação, representantes das cidades, profissionais activos no desenvolvimento do ecossistema juvenil urbano e líderes de organizações de juventude europeias.

Esta sexta-feira, o presidente da Câmara Municipal de Braga participou na conferência ‘Cities.Youth.Future’ e destacou o importância das políticas de juventude “na construção das cidades do futuro”. Ricardo Rio lembrou os desafios com que os decisores políticos se deparam para o desenvolvimento de uma estratégia integrada, dando como exemplo as medidas implementadas em Braga.

“De forma transversal e em colaboração com os agentes locais, Braga tem procurado constantemente potenciar as respostas para os jovens nas mais diversas áreas, replicando ainda as boas práticas a nível internacional. Não é por acaso que Braga foi Capital Ibero-Americana da Juventude, esteve na linha da frente na criação da Rede de Capitais Europeias de Juventude, na introdução o Orçamento Participativo ‘Tu Decides!’, na reativação do Conselho Municipal da Juventude, na realização dos Concursos Jovens Criadores e Jovens Talentos ou na implementação do projeto 100% Youth City”, referiu o Autarca durante a sessão de abertura, que decorreu no Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, e que contou também com a presença de Sameiro Araújo, vice-presidente da Câmara Municipal de Braga.

Esta conferência conta com três painéis de debates sobre ‘Saúde e Bem-Estar’, ‘Aprendizagem e Perspetivas’ e ‘Agenda e Participação’ dos jovens nas cidades europeias. “A participação de Braga nesta Rede constitui um veículo muito importante na contínua divulgação internacional da atividade do Município nesta área. Este é um projeto que vem dar continuidade à aposta consistente de Braga na criação de condições mais favoráveis aos nossos jovens nas suas diversas formas de afirmação na sociedade, como o são a educação, qualificação, emprego, lazer, deporto, cultural ou participação cívica”, acrescentou Ricardo Rio.

Braga acolheu primeira Assembleia Geral da Rede de Capitais Europeias de Juventude

Este organismo realizou ontem a sua primeira Assembleia Geral da Rede de Capitais Europeias de Juventude, sessão que também contou com a presença do Autarca Bracarense. Destacando que “a partilha de experiências com outras cidades” é fundamental para a implementação de políticas de juventude, Ricardo Rio lembrou que, nos últimos anos, Braga tem registado “uma forte participação internacional” em diversas organizações que levam a novas parcerias com outras cidades, sejam elas capitais da juventude ou não.

A missão da Rede do Capitais Europeias da Juventude é desenvolver uma rede cooperativa e sustentável de cidades europeias que foram designadas como Capitais Europeias da Juventude pelo Fórum Europeu da Juventude, demonstrando solidariedade entre membros e parceiros e encorajando as cidades europeias a alinhar políticas de juventude.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS