Segunda-feira, Janeiro 30, 2023
8.5 C
Braga
InícioOpiniãoÉ saudável viver nas Andorinhas

É saudável viver nas Andorinhas

© João Ricardo Silva

Não, não vos falo sobre a vida animal. Aqui as andorinhas são outras. É um bairro, o Bairro Social das Andorinhas, em Braga.

Voamos até 1983 para a criação do nosso ‘ninho’. Situado no coração da cidade, é constituído por 33 prédios de habitação, e onde neles habitam cerca de 1000 pessoas. Para além das habitações, o bairro possui lojas, um ringue polidesportivo, um parque de ginástica, um parque infantil, e até o primeiro Parque ‘Street Workout’ da cidade de Braga.

Todos conhecem o nosso passado. Não voamos para outro lugar, mas hoje ao olhar para as
Andorinhas, percebemos que tivemos uma enorme mudança. Dizem que viver nas Andorinhas é um privilégio. A primavera chegou com a criação da Associação de Moradores. Surgiu há pouco mais de duas décadas pela mão de um grupo de amigos. Juntos combateram os problemas existentes no bairro, promovendo o diálogo permanente entre os moradores e as instituições públicas.

Diz-se por aí que somos um exemplo em termos sociais. É um orgulho para todos os moradores. Mas não foi fácil. Ao longo dos anos percebemos que é muito comum alimentarmos, inconscientemente, preconceitos. São muitas as injustiças sociais, mas que transformamos em oportunidades e motivação para alcançar outros voos.

Oportunidades essas como aquela que acabou de terminar no nosso bairro, o projeto Andorinhas Saudável. Foram dezenas de associações e juntas de freguesia de Braga que apresentaram os seus projetos aos Bairros Saudáveis. Dos dois projetos que venceram, um deles é o nosso. Foi a nossa primeira candidatura a um financiamento nacional e temos muito orgulho dos nossos resultados.

Inserido no programa dos Bairros Saudáveis, o projeto voou durante seis meses pelas Andorinhas. Demos ferramentas aos moradores para melhorar as condições de vida, com sessões informativas de educação para a saúde e estilos de vida saudáveis, a formação parental, e o combate ao isolamento dos idosos do bairro.

Concretizamos um sonho antigo, a criação de uma sala de estudo. Um espaço de relevância comunitária para o apoio ao estudo e o acesso a equipamentos informáticos por parte das crianças e jovens do bairro.

As Andorinhas foram recentemente convidadas a migrar para a plataforma ODSLocal, para voar ao lado de decisores, técnicos municipais e agentes locais em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2030.

Este é o nosso legado. Nos bairros fomenta-se o sentido de união, da persistência, da atitude e da coragem. Há muitos exemplos nos bairros a ter em consideração, muitas mais histórias de conquistas, muitos exemplos de vida e persistência.

Obrigado a todos que nos ajudaram ao longo deste longo voo. Estamos juntos hoje e no futuro para continuar a sermos um exemplo na área social. Da nossa parte podem sempre  contar com o nosso contributo para melhorar o espaço público, o nosso e o vosso.

Artigo de João Ricardo Silva, coordenador do Projeto Andorinhas Saudável.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS