A GNR deteve dois homens de 45 e 72 anos, por caça com meios proibidos e em terreno não cinegético, no concelho de Cabeceiras de Basto.
No decorrer de uma ação de fiscalização ao exercício do ato venatório para prevenção e deteção de situações ilícitas, os elementos do Núcleo de Proteção Ambiental surpreenderam os indivíduos que estavam a caçar em terreno não cinegético, ou seja, terreno onde não é permitida a caça, nomeadamente, numa faixa de proteção a menos de 250 metros de residências e com recurso ao processo de espera, o qual “constitui um método proibido de caça, motivos que levaram às detenções dos suspeitos”.
No decorrer das diligências policiais foram apreendidas duas armas de fogo e respetivos livretes de manifesto de arma, cartas de caçadores, cadeados e bolsas de transporte, bem como 48 munições de calibre 12.
Os suspeitos foram detidos e os factos comunicados ao Tribunal Judicial da Comarca de Cabeceiras de Basto.
A GNR relembra que “quem capturar espécies não cinegéticas, com recurso à utilização de meios e processos não autorizados, incorre num crime contra a preservação da fauna e das espécies cinegética e é punido com pena de prisão até 6 meses ou com pena de multa até 100 dias”.