
O Arquivo Municipal de Braga acolheu um conjunto de doações de valor histórico, documental e cultural.
A cerimónia de assinatura destes quatro protocolos de aquisição deste património arquivístico decorreu hoje e contou com a presença de Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga.
A primeira doação refere-se ao espólio de Henrique Augusto Luso, autor bracarense do século XIX cujos poemas e textos dramáticos estão acessíveis a todos. Seguiu-se a doação de equipamento fotográfico que irá complementar o já vasto conjunto de material do Arquivo dedicado à fotografia.
A família do Mestre José Veiga doou ao Arquivo cerca de 500 originais dos emblemáticos cartoons publicados no jornal Correio do Minho, sob a rúbrica semanal “Bocas do Braguinha”, que representam um testemunho visual e crítico da vida social e política bracarense. Por fim, a Inspeção Geral do Trabalho e Providência entregou ao Arquivo um fundo documental que abrange o período entre 1934 e 1979 e que retrata as condições laborais vividas durante o Estado Novo.
Ricardo Rio sublinhou que “estes ativos, provenientes de diferentes fontes, vêm em conjunto valorizar o espólio já existente no Arquivo Municipal”. “Serão, com toda a certeza, tratados com todo o profissionalismo pela nossa equipa e estarão disponíveis para os mais diversos fins, seja para visitação, investigação ou para o desenvolvimento de atividades académicas ou profissionais por parte dos Bracarenses”, afirmou.