
O programa “Diabetes em Movimento”, em Barcelos, destinado a pessoas com diabetes tipo 2, reiniciou as suas atividades na passada segunda-feira.
Após a primeira temporada, este programa regressa em força. Além das atividades de exercício físico ministradas no Pavilhão Municipal de Adães, passou também a haver sessões no Pavilhão Municipal de Campo.
O “Diabetes em Movimento” é um programa comunitário para pessoas com diabetes tipo 2, e está a ser desenvolvido no concelho de Barcelos, através de uma parceria entre a Câmara Municipal, o ACES Cávado III – Barcelos/Esposende e a Administração Regional de Saúde do Norte.
No Pavilhão Municipal de Adães, as sessões de exercício físico decorrem às segundas, quartas e sextas, das 09:00 às 10:30. No Pavilhão Municipal de Campo, as sessões acontecem também às segundas, quartas e sextas, mas das 11:00 às 12:30. As atividades são dinamizadas por profissionais licenciados em exercício e educação física e por enfermeiros.
A participação é gratuita, mediante referenciação pelos médicos e enfermeiros dos Centros de Saúde de Barcelos e Barcelinhos.
A coordenação nacional deste programa é realizada pela Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física e do Programa Nacional para a Diabetes.