Está patente ao público até 25 de fevereiro, no Palácio do Raio, em Braga, a exposição “Viagens por Saramago” resultado da terceira edição do ACTUM – Convocatória Aberta de Projetos Artísticos.
A mostra, inaugurada no passado sábado, propõe 19 itinerários pela obra de José Saramago. São os 19 projetos vencedores da área das Artes Plásticas e Visuais do ACTUM 3, programa promovido pelo Município com o objetivo dinamizar o setor cultural e criativo.
Na abertura da exposição, Ana Ferreira, chefe de Gabinete do presidente da Câmara Municipal de Braga, destacou o trabalho em rede desenvolvido neste projeto, nomeadamente com a Misericórdia de Braga e com a Zet Gallery e o envolvimento dos artistas.
Segundo a responsável, “Braga pretende concretizar, até 2030, a sua estratégia cultural da qual faz parte o apoio aos agentes culturais concelhios, que levam a sua arte além-fronteiras e é precisamente nesse âmbito que se insere o ACTUM 3. Braga é uma cidade de cultura 365 dias por ano”.
Também o provedor da Misericórdia de Braga, Bernardo Reis, realçou o trabalho em rede desenvolvido na cultura em Braga. “É de salientar o impulso que a Câmara Municipal tem dado à cultura em Braga”, referiu, destacando que “a união de sinergias e o trabalho em rede são a melhor forma de trabalhar a cultura na nossa cidade”. O responsável afirmou ainda que “o mote desta exposição do ACTUM3 traduz exatamente esta vontade em promover a arte e apoiar os artistas”. “Sendo a primeira exposição temporária que inauguramos este ano, é também uma honra acolher obras de arte que traduzem interpretações diferentes do vasto legado literário deixado por José Saramago”, sublinhou ainda Bernardo Reis.
Por seu lado, a curadora do Centro Interpretativo Memórias da Misericórdia de Braga, Marta Lobo de Araújo, referiu “a multiplicidade de viagens por Saramago que a exposição convoca e convida todos a percorrer”.
Para Helena Mendes Pereira, curadora da exposição e representante da Zet Gallery, “Braga será sempre capital de cultura”. Sendo a terceira vez que a Zet Gallery se associa à convocatória artística ACTUM, a curadora considerou que as candidaturas têm vindo a crescer, permitindo “inventariar” os agentes culturais da cidade. Para a responsável os artistas presentes na mostra refletem duas tendências da cidade e do território a que pertencem: a multiculturalidade, pois têm várias nacionalidades, e a diversidade de propostas que apresentam e que “cobrem” diferentes técnicas artísticas.
A cerimónia de inauguração contou com um momento musical “Saramago Fado em Harpa”, de Adriana Moreira.
A exposição pode ser visitada de terça a sábado das 10:00 às 13:00 e das 14:30 às 17:30. A entrada é livre.