Sexta-feira, Abril 19, 2024
15.1 C
Braga
RegiãoVila Nova de FamalicãoDevesa Sunset está de volta a Famalicão com Capitão Fausto, Castello Branco,...

Devesa Sunset está de volta a Famalicão com Capitão Fausto, Castello Branco, Mimi Froes e Golden Slumbers

© Capitão Fausto

As sessões de música ao pôr do sol estão de regresso ao Parque da Devesa, em Famalicão, para mais uma edição do Devesa Sunset.

À semelhança do ano passado, a iniciativa está inserida no programa de animação sociocultural de verão Anima-Te, e decorre todas as sextas-feiras de agosto (5, 12, 19 e 26), pelas 19:00. A entrada é gratuita.

O destaque deste ano vai para Castello Branco (5 de agosto), Capitão Fausto (12 de agosto), Mimi Froes (19 de agosto) e Golden Slumbers (26 de agosto).

Castello Branco é o artista que dá o pontapé de saída para esta edição do Devesa Sunset. No dia 5 de agosto, o brasileiro apresenta-se num registo mais intimista e de delicadas nuances que percorrem todos os discos que o músico já lançou, serão apresentados alguns consagrados singles da carreira do compositor, como Santa Teresa e Criançada. De regresso a Portugal para apresentar o seu mais recente álbum, Niska: Uma Mensagem para Os Tempos de Emergência, Castello Branco apresenta-se apenas acompanhado pelo seu violão.

Depois de atuarem no Coliseu de Lisboa e do Porto, os Capitão Fausto “pisam” o Devesa Sunset no dia 12 de agosto, num concerto onde será revisitada a sua obra integral, após comemorarem os 10 anos do disco de estreia, «Gazela». O ano 2022 marcou o regresso aos palcos da popular banda constituída pelos cinco intrépidos músicos portugueses, Tomás, Salvador, Francisco, Manuel e Domingos, com licença e respeito por todos aqueles que ansiavam voltar a cantar as suas canções. Os Capitão Fausto já contam com quatro discos de originais: «Gazela» (2011), «Pesar o Sol» (2014), «Capitaõ Fausto Têm os Dias Contados» (2016) e «A Invenção do Dia Claro» (2019).

Na terceira sexta-feira de agosto, dia 19, é a vez de receber a suavidade de Mimi Froes, escritora de canções nata, que assume voz, texto e música em tudo o que faz. Depois do EP «Vamos Conversar» (2020), e de passagens por eventos como ZZ – Jazz no Eixo no Theatro Circo, em Braga, e no Festival Música no Parque, em Cascais, a talentosa artista volta a apresentar música nova, com uma personalidade vincada de um forte humanismo latente e intimista. «E a cantar» constitui o título do seu mais recente EP, composto por sete temas inéditos, de sua autoria e composição, incluindo «Petiza», «Declarações de Meia Noite» e «Outono», com vídeo do artista brasileiro Daryan.

A edição deste ano do Devesa Sunset fica completa com a atuação do duo folk, composto pelas irmãs Cat e Margarida Falcão: Golden Slumbers. Depois do lançamento de «The New Messiah», em 2016, «I Love You, Crystal» é o nome do novo disco, apresentado em março deste ano. Influenciadas por artistas como Simon and Garfunkel, Laura Marling e Fleetwood Mac, o duo faz uso de harmonias vocais e guitarras para criar canções que falam do amor, as dinâmicas de família e o ser mulher.

Recorde-se que o Devesa Sunset, existente desde 2015, acontece todas as sextas-feiras do mês de agosto junto ao lago do parque que lhe dá nome, num ambiente descontraído que leva a cultura ao encontro da natureza. Nos últimos dois anos, devido à situação pandémica, a iniciativa foi anexada ao programa de animação sociocultural de verão de Famalicão, ANIMA-TE, sendo que, 2022, marca o regresso do Devesa Sunset ao seu formato original.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES