Curso de Viola Braguesa chega a Ferreiros e Gondizalves
Terça-feira , Outubro 20 2020 Periodicidade Diária nº 2610
Principal / Reportagem / Curso de Viola Braguesa chega a Ferreiros e Gondizalves

Curso de Viola Braguesa chega a Ferreiros e Gondizalves

Foto: Braga TV

Dando continuidade à promoção da cultura e património de Braga, a União de Freguesias de Ferreiros e Gondizalves deu início ao Curso de Iniciação à Viola Braguesa. A sessão de abertura para o ensino deste instrumento icónico de Braga, decorreu esta terça-feira no Auditório da Junta de Ferreiros, e encontra-se com inscrições abertas.

João Costa, presidente da União de Ferreiros e Gondizalves, disse que a Autarquia local, ao tomar conhecimento que o Município de Braga iria promover o ensino gratuito da Viola Braguesa nas Juntas de Freguesia do concelho, quis logo associar-se a esta iniciaiva. “Desde a primeira hora que a União de Freguesias quis ser parceira deste grande projeto da Câmara Municipal de Braga e, nesse sentido, apenas um simples telefonema resolveu este momento onde estamos aqui reunidos. Quero agradecer a presença do público e desejo que os formandos saiam daqui quase mestres”, referiu o autarca.

Para Miguel Bandeira, vereador da Câmara Municipal de Braga, “a viola braguesa é um dos instrumentos que não tem nenhum equívoco quanto à sua origem. É uma viola de Braga e hoje começa a ser uma viola do mundo, onde já se produz com qualidade em quase todo o país. Também existem um conjunto de violas que estão associadas a este longo saber, que é transmitido de gerações em gerações, não só de violeiros, de músicos, mas também de pais para filhos, de avós para netos e que é de alguma maneira a razão de ser e o fundamento que nos faz sentir muito felizes por estarmos aqui”.

Por sua vez, Abílio Vilaça, presidente da Adere-Minho, salientou que a Viola Braguesa tem uma particularidade, que é a “alma dos bracarenses e dos minhotos”. “A Viola Braguesa é de todos nós, é a nossa alma, a alma dos minhotos e dos bracarenses. Ela dá-nos uma força tremenda porque nos leva para outra capacidade, porque fomos nós a certificar o primeiro cordofone em todo o mundo com certificado de origem e garantia. Desde 2017 que a Câmara Municipal de Braga, em boa hora, na pessoa de Miguel Bandeira, abraçou e conduziu este processo complexo, mas que chegou a bom termo e que nos leva a ter esta capacidade”, frisou Abílio Vilaça.

Promovido pelo Município de Braga e pela Adere-Minho, estas formações gratuitas visam despertar o interesse da comunidade por este instrumento ímpar bracarense. As inscrições continuam abertas para Ferreiros e Gondizalves, onde as aulas irão decorrer nas duas Juntas desta União.

Para mais informações, contacte a União de Freguesias através do telefone 253 215 817 / 253 693 621 ou por e-mail [email protected]

Na sessão de abertura, que decorreu esta terça-feira, estiveram presentes João Costa, presidente da União de Ferreiros e Gondizales, Miguel Bandeira, vereador da Câmara Municipal de Braga, Abílio Vilaça, presidente da Adere-Minho, Luís Capela, professor de música e monitor, Luís Dias, da Associação Corda da Música, Gabriela da Silva, secretária da União de Freguesias, Raúl Gomes, tesoureiro, e Carolina Teixeira, administrativa desta União.

Curso de Viola Braguesa chega a Ferreiros e Gondizalves

União de Freguesias de Ferreiros e Gondizalves dá início ao Curso de Viola Braguesa.

Posted by Braga TV on Wednesday, July 29, 2020

O mais pequeno contributo pode ter um grande impacto. O apoio dos nossos leitores é fundamental para garantir que a Braga TV continue a ser um canal de informação de referência na região. Apoie aqui.