Sexta-feira, Janeiro 27, 2023
3.9 C
Braga
InícioRegiãoCelorico de BastoCrianças de Celorico de Basto cantaram os reis na Câmara Municipal

Crianças de Celorico de Basto cantaram os reis na Câmara Municipal

© CM Celorico de Basto

Cerca de 90 crianças do pré-escolar de Celorico de Basto estiveram ontem na autarquia celoricense a cantar os reis ao presidente da Câmara.

O autarca, José Peixoto Lima, recebeu esta tradição, que tem como objetivo “anunciar a chegada dos reis ao presépio e ao mesmo tempo desejar um bom ano novo”. O edil diz que esta tradição “faz parte da memória de todos nós. Quem na sua mocidade não cantou os reis ou as janeiras? Uma tradição secular que começa a perder-se e que ganha a relevância de outros tempos por impulso das escolas, dos professores, que procuram encontrar mecanismos para manter vivas estas tradições e criar memórias e ao mesmo tempo arranjar verba para apetrechar o melhor possível a escola, proporcionando, com isso, melhores condições de aprendizagem”.

As crianças das quatro turmas do pré-escolar cantaram, de forma melodiosa, a música “Somos Reis”. Uma música típica dos reis ensaiada em contexto de sala de aula com o apoio das educadoras e auxiliares da ação educativa. O cantar dos reis começou na sexta-feira, com as turmas a deslocarem-se para cantar os reis a vários instituições e empresas da vila de Celorico.

Segundo a educadora Liliana Cardoso, “estamos a correr a vila desde sexta-feira, Dia de Reis, e pretendemos manter a tradição e angariar fundos para colmatar as necessidades residuais que vamos tendo no ensino”. A quantia angariada “é entregue ao representante dos pais de cada turma, que tem a missão de a gerir de acordo com as necessidades. Por exemplo, estamos a precisar de adquirir uma coluna para podermos realizar com melhor qualidade as atividades direcionadas à música, como a atividade de hoje”.

Após a interpretação da melodia, o autarca ofereceu um estojo com lápis de cor a cada criança e um chocolate. E, vistas a necessidades imediatas das turmas, vinculou-se a oferecer a coluna que necessitam.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS