Sábado, Abril 27, 2024
10.1 C
Braga
ReportagemCrianças cumprem tradição e cantam os reis na Sé de Braga

Crianças cumprem tradição e cantam os reis na Sé de Braga

© Sandra Catarina Antunes

As crianças voltaram a cantar os reis, esta quinta-feira, na Sé de Braga. A iniciativa, interrompida durante a pandemia, é uma tradição realizada pelo Tesouro-Museu da Sé e da Escola Básica da Sé, Escola Básica das Parretas e Jardim de Infância Quinta das Hortas.

Manuel Miranda Pereira, secretário da União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade, regozijou-se da retoma desta atividade tradicional na Sé Catedral. “Depois de dois anos de pandemia em que estas e outras crianças estiveram impedidas de exercerem estas atividades, é com muita alegria que a União de Freguesias vê o ressurgir do Cantar dos Reis pelas crianças das Escolas da Sé, das Parretas e do Jardim de Infância Quinta das Hortas. Estaremos sempre prontos a apoiar estas atividades e outras que venham a surgir, mas esta em especial, porque é o manter de uma tradição secular do Cantar os Reis. É bom que estas crianças vão entranhando e enraizando esta tradição para que ela não se perca”, disse.

© Sandra Catarina Antunes

Carla Sepúlveda, vereadora da Câmara Municipal de Braga, marcou presença no Encontro de Reis e parabenizou o trabalho e dedicação que as professoras têm com estas crianças. “É com muito agrado e é de louvar o que estas professoras fazem com os seus alunos. Ver a alegria das crianças em mostrar aquilo que andaram a preparar e a dedicação e o empenho de cada uma delas que está aqui, enche o coração. Ver o trabalho que é feito à volta dos valores e dos valores da cidadania, da cultura, de buscar as raízes e motivar para que todas estas nossas tradições não morram. É com muito agrado que nós estamos cá e parabenizamos todos os envolvidos, em especial as senhoras professoras”, realçou a vereadora.

© Sandra Catarina Antunes

Para D. Delfim Gomes, Bispo Auxiliar da Arquidioceses de Braga, esta atividade veio transmitir alegria a todas as crianças envolvidas no Cantar dos Reis. “É de salutar esta tradição e está na nossa génese, na nossa matriz, o transmitir aquilo que recebemos e a nossa cultura incluída de todo este sentimento desta fé. É profundamente gratificante vê-los a atuar, como eles estão a atuar com tanto empenho e com tanta dedicação e com tanta alegria”, finalizou.

© Sandra Catarina Antunes

A iniciativa encheu a Sé Primaz de pais, avós e familiares com o objetivo de desejar um bom ano à comunidade.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES