
Nos primeiros seis meses de 2025, a CP – Comboios de Portugal transportou mais de 100 milhões de passageiros, um aumento de 9,3%, cerca de mais sete milhões de passageiros face ao período homólogo de 2024.
O aumento registado é transversal à generalidade dos serviços, tendo o incremento mais expressivo sido registado no serviço Regional, onde mais 15,3 milhões de passageiros viajaram de comboio (mais 133% do que no período homólogo). Os urbanos de Coimbra registaram uma subida de 84% e o Intercidades de 48%. Em relação ao maior número de passageiros transportados, os urbanos de Lisboa continuam a apresentar os valores mais elevados, atingindo cerca de 68 milhões de passageiros neste primeiro semestre. O Alfa Pendular mantém-se firme no mercado.
Entre as medidas adotadas para estimular o uso de transportes públicos, o Passe Ferroviário Verde, implementado em outubro de 2024, tem uma grande repercussão na transferência modal para o comboio, ao promover uma mobilidade acessível e sustentável, pelo valor de 20 euros mensais.
Entre janeiro e junho de 2025 foram vendidas mais de 315 mil assinaturas do Passe Ferroviário Verde, um título de transporte que representa uma aposta clara no reforço da promoção do transporte ferroviário em todo o país. Desde a sua entrada em vigor, já foram comercializados mais de 390 mil Passes Ferroviários Verdes, numa procura crescente que revela o impacto que este título teve na mobilidade da população portuguesa.
Em complemento, já foram realizadas mais de 1,25 milhões de reservas de viagens nos comboios Intercidades com o Passe Ferroviário Verde.


