Domingo, Fevereiro 28, 2021
16.1 C
Braga
Início Braga Cozinha solidária de Braga completa 11 meses de serviço

Cozinha solidária de Braga completa 11 meses de serviço

Virar a Página

O projeto de Braga “Virar a Página”, celebra 11 meses de refeições solidárias. Desde março de 2020 que prepara e distribui duas refeições todos os dias, sem exceção, a cidadãos carenciados da cidade.

Agora que o país vive o segundo confinamento geral, o projeto não interrompeu o seu serviço de emergência alimentar, que vem dependendo exclusivamente de apoios particulares e do trabalho voluntário de muitos e congratula-se com o apoio de 18.500 euros atribuído pela Câmara Municipal de Braga.

“A Câmara Municipal vem apoiar o Virar a Página no seguimento de um pedido que apresentamos para funcionamento, que nos permitirá seguramente fazer melhor o nosso trabalho”, diz confiante Helena Pina-Vaz, coordenadora do projeto.

“A partir de agora, não dependeremos só de voluntários para assegurar a nossa organização e a limpeza do espaço e será possível criar um posto de trabalho durante um ano, pois é certo que esta resposta aqui estará daqui a um ano, ainda em funcionamento”, continua a coordenadora, acrescentando que “é um contributo muito importante nas tarefas que diariamente alocamos a voluntários que, com grande esforço e agilidade, tentavam fazer o melhor possível a manutenção do local. Manteremos os voluntários em todas as outras tarefas de cozinha, recolha de donativos e distribuição de refeições.”

Mesmo que, neste momento em que as necessidades dos cidadãos se revelem crescentes a cada dia, sendo feito um esforço adicional para conseguir fazer face aos novos pedidos de ajuda que surgem, o projeto não conseguiu qualquer outro apoio público.

“Sabemos que esta nova vaga de pedidos de ajuda é, em muitos casos, dramática. É impossível não procurarmos responder, o país e cada comunidade tem de responsabilizar-se pelos mais desprotegidos com quem se cruza diariamente”, afirma Helena Pina-Vaz.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS