Quinta-feira, Agosto 11, 2022
18.9 C
Braga
InícioBragaConfraria disponibiliza guia em inglês do Bom Jesus de Braga

Confraria disponibiliza guia em inglês do Bom Jesus de Braga

© CM Braga

A Confraria do Bom Jesus de Braga disponibiliza um novo instrumento para divulgar e valorizar o Santuário.

Desde a semana passada está disponível o “Guide Bom Jesus do Monte”, versão inglesa do “Guia do Bom Jesus do Monte”. A versão em português vai na segunda edição, com mais de 2000 exemplares vendidos.

O livro “Guia do Bom Jesus do Monte”, da autoria de Varico da Costa Pereira e de José Carlos Gonçalves Peixoto, com ilustração fotográfica de Romão Figueiredo e tradução de Lara Dias. Contém mais de 160 páginas que nos mostram e explicam toda a história do Bom Jesus de Braga, não só da Basílica, mas de toda a zona envolvente, desde o pórtico às capelas, às estátuas, ao escadório, às grutas, ao funicular e outros espaços e atrativos existentes. Como se escreve no final do livro, “nesta estância somos, inevitavelmente, conduzidos a um patamar que transcende a própria existência, numa dialética dos dois mundos (o natural e o construído), e ficamos cativados pela sua globalidade, pela simbiose entre a expressão da natureza e a intervenção humana.”

O presidente da Confraria do Bom Jesus refere que “este era o guia que faltava para os visitantes estrangeiros do Bom Jesus, principalmente, para os leitores de inglês. Escolhemos a língua inglesa para a primeira tradução deste guia, porque entendemos que é uma língua universal e que abrange grande parte dos visitantes estrangeiros do Bom Jesus. Este livro permite enriquecer a experiência de quem nos visita, dando uma visão geral de todas as realidades que constituem este Santuário Património da Humanidade.”

O cónego Mário Martins acrescenta também que “esta versão chega às mãos dos nossos visitantes com algum atraso por causa da pandemia. Este ano, o arranque da época alta está a permitir verificar um aumento do número de visitantes nacionais e estrangeiros e quisemos dar o passo de disponibilizar este instrumento de interpretação e conhecimento do Bom Jesus, na certeza de que trará ainda mais qualidade à visita de quem nos procura e quer ser bem acolhido. Estamos a pensar traduzir este guia para espanhol, francês e italiano, tendo em conta o perfil de quem mais nos procura. Consideramos que esta nova versão do “Guia do Bom Jesus” é essencial para um Bem Património Mundial da UNESCO, um espaço sem fronteiras que recebe milhares de visitantes e peregrinos estrangeiros todos os dias”.

O trabalho foi desenvolvido por Varico Pereira e José Carlos Peixoto e procura ser uma forma de comunicar, interagir e dar a conhecer a beleza e riqueza de um espaço Património Mundial. O guia encontra-se à venda na Casa das Estampas do Bom Jesus de Braga.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS