
No âmbito do Programa Eleitoral Aberto, a coligação Juntos Por Braga realizou mais uma sessão 360º onde abordou o futuro da cidade, reunindo, no Centro de Juventude de Braga, vários jovens que debateram com o candidato à presidência da Câmara Municipal de Braga, João Rodrigues, várias temáticas que “tocam sobretudo a vida das novas gerações de bracarenses”.
“Este 360º não foi monotemático, pelo contrário. Juntámos jovens com diferentes opiniões e experiências que partilharam as suas ideias para a cidade. Ficamos com a certeza de que os jovens querem uma cidade melhor e que são uma peça fundamental para que isso seja possível”, afirmou João Rodrigues.
Na sessão foram debatidas e perspetivadas “soluções em áreas fundamentais como habitação acessível, acessibilidade, inclusão social, segurança, espaços verdes, mobilidade, associativismo juvenil e captação de investimento”.
No caso de Inês Fernandes, consultora de biotecnologia que participou na iniciativa, a jovem apresentou a sua ideia para um projeto de voluntariado que visa “ajudar pessoas com mobilidade reduzida a encontrar habitações acessíveis”. “Eu tinha uma ideia de voluntariado para propor à Braga Voluntária – projeto lançado pelo município – e este convívio, esta conversa informal, permitiu-me trazê-la a mais pessoas do que eu pensava. Nesse sentido, foi excelente”, disse.
Com outra perspetiva, Rui Rodrigues, membro da Associação Académica do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave e presidente de uma fanfarra, referiu “a falta de reconhecimento local dos grupos dessas mesmas localidades”, além de reforçar a necessidade de Braga “se manter atrativa para estudantes que terminam os cursos e que se encontram no momento de decidir em que cidade vão construir a sua vida”. “Foi uma sessão muito enriquecedora, onde entendemos o que é que os jovens querem e o que pode ser feito e melhorado na cidade. Espero que todos os jovens aqui presentes tenham dado contributos para uma campanha e um programa eleitoral muito mais coeso”, sustentou.
Já Cristina Prisyazhnyuk, estudante do ensino secundário e voluntária no projeto Geração B25+ da Braga 25, frisou que “este encontro permite que os jovens usem a sua voz, demonstrando a força que têm, desde a nossa visão das coisas que já estão a ser feitas no município aos assuntos que nós podemos ajudar a concretizar”.
João Rodrigues garantiu que “ao longo de toda a campanha, vai querer ouvir o maior número de jovens possível”.