Sexta-feira, Março 29, 2024
10.6 C
Braga
spot_img
EducaçãoColégio Alfacoop aposta na formação dos professores e do pessoal não docente
spot_img

Colégio Alfacoop aposta na formação dos professores e do pessoal não docente

© Colégio Alfacoop

Na semana de interrupção letiva, o Colégio Alfacoop, em Ruílhe, Braga, aposta na formação dos seus professores e do pessoal não docente para a Educação 5.0. 

A manhã começou com a intervenção do Conselho de Administração da Cooperativa de Ensino Alfacoop, pela voz do presidente Sérgio Lino, que se mostrou “satisfeito” com o crescimento do número de alunos, cerca de 75% em 3 anos, e com a evolução do projeto educativo, hoje assente nos cinco pilares da Educação 5.0 – Tecnologia / Espaço / Pedagogia / Emoção / Envolvimento. Estes conceitos estiveram no centro da formação e das conversas do dia. 

João Pedro Borges, CEO da DreamShaper, esteve no Colégio de Braga para apresentar esta ferramenta online de aprendizagem baseada em projeto que guia os alunos por experiências de aprendizagem práticas e motivadoras. Ao construir projetos, os alunos aprendem de forma autónoma e protagonista, mas com todo o suporte e orientação dos seus professores. A DreamShaper oferece vários tipos de projeto com desafios, atividades e conteúdos didáticos pré-definidos que ajudam a garantir que o aluno consegue avançar autonomamente no seu trabalho.

O Colégio Alfacoop fomenta e promove metodologias ativas que incentivam o aluno a investigar, desenhar e construir soluções sobre os temas propostos pelo professor, tornando-o protagonista do seu processo de aprendizagem.

Marco Bento, consultor de educação do Colégio Alfacoop, apresentou aos docentes de todos os ciclos de ensino o trabalho que está a ser desenvolvido no primeiro ciclo do Colégio. O projeto Escola 5.0 é composto por uma integração digital combinada com utilização dos diversos espaços e layouts de aprendizagem, adicionando sempre o fundamental na relação professor / aluno, a emoção e o envolvimento na aprendizagem. Os professores do primeiro ciclo do Colégio Alfacoop está a fortalecer-se do ponto de vista pedagógico e a ser acompanhado na implementação das suas práticas em contexto educativo. 

“O Projeto Escola 5.0 do Colégio Alfacoop pressupõe três dimensões fundamentais neste processo de transformação pedagógica: a Pedagogia, a Tecnologia e o Espaço – as três dimensões estão em igualdade de circunstância quando se leciona. Partimos do princípio que para qualquer tarefa de aprendizagem o professor tem um objetivo que deverá estar estreitamente ligado a algo de significativo para o aluno, mas que considere sempre a tecnologia que mais se apropria ao desenvolvimento dessa tarefa, bem como a definição e reorganização do espaço – layout, espaço físico ou virtual”, afirmou Marco Bento.

A formação terminou com Laboratórios Práticos orientados pelas professoras do primeiro ciclo nas salas de aula deste ciclo de ensino equipadas com ecrãs interativos Promethean, uma aposta do Colégio Alfacoop para promover ambientes de aprendizagem interativos e envolventes.

“Sabemos hoje, que os alunos aprendem melhor quando controlam o seu processo de aprendizagem e também sabemos que não se ensina ao aluno o que um aluno pode aprender por si. O nosso Colégio está focado em preparar os nossos alunos para serem cidadãos ativos, responsáveis, solidários, empáticos e ávidos de conhecimento”, sublinhou Sérgio Lino.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES